Foto de demolição do Teatro Procópio Ferreira é falsa e feita por IA

Atualizado em 24 de janeiro de 2026 às 19:25
Procópio Ferreira. Foto: Reprodução

Circula nas redes sociais uma imagem que mostra o Teatro Procópio Ferreira sendo demolido na rua Augusta, em São Paulo, mas a foto é falsa. Apesar de a fachada do prédio ter sido retirada e substituída por um tapume preto, o edifício segue de pé e não está em processo de demolição. A checagem é da Folha.

A imagem da suposta destruição foi produzida por inteligência artificial e chegou a ser compartilhada por artistas conhecidos. O diretor Kleber Mendonça Filho publicou a foto nas redes sociais neste sábado, mas apagou o post minutos depois. O ator Miguel Falabella também divulgou a imagem.

Embora não haja comunicado oficial sobre encerramento definitivo das atividades, o teatro está fechado desde o ano passado. A última publicação em sua conta oficial no Instagram ocorreu há cerca de 35 semanas, divulgando a peça “Uma Ideia Genial”, estrelada por Cássio Gabus Mendes e Suzy Rêgo.

O espaço, fundado em 1948, existe há 77 anos e é um dos marcos culturais da região central da capital paulista. O prédio leva o nome do dramaturgo Procópio Ferreira e já abrigou montagens de destaque do teatro brasileiro, além de ter sido cenário do programa “Sai de Baixo”, da TV Globo, por seis anos.

A fachada destruída do teatro Procópio Ferreira

Em abril do ano passado, a Folha noticiou que o imóvel poderia ser demolido como parte do pagamento de uma dívida do ex-prefeito Paulo Maluf com a Prefeitura de São Paulo. O teatro integra um conjunto de imóveis pertencentes à família do político, que detém 25% da propriedade.

Segundo fontes próximas às negociações, herdeiros e coproprietários do quarteirão mantêm conversas com uma incorporadora interessada na compra dos terrenos para a construção de novos empreendimentos. Apesar disso, até o momento, não há confirmação oficial de venda nem de demolição do Teatro Procópio Ferreira.