Funcionários de big techs cobram pressão de CEOs contra violência do ICE

Atualizado em 26 de janeiro de 2026 às 19:51
Agente do ICE. Foto: Mostafa Bassim/Anadolu

Mais de 400 funcionários de grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos assinaram um abaixo-assinado pedindo que os CEOs do setor usem sua influência política para pressionar a Casa Branca contra a atuação do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega). O documento cobra uma reação direta à escalada de ações violentas atribuídas ao ICE em diferentes cidades do país.

A carta reúne assinaturas de trabalhadores de empresas como Google, Meta, Microsoft, Amazon, Apple, OpenAI, além de Spotify, TikTok, PayPal e Nvidia. No texto, os signatários pedem que as empresas rompam contratos com a agência e façam denúncias públicas.

“Queremos ter orgulho de trabalhar na área de tecnologia… Podemos e devemos usar nossa influência para acabar com essa violência”, diz a carta. Os funcionários afirmam que o setor tem peso real em Washington e lembram que, em outubro passado, executivos ligaram para a Casa Branca após ameaças de envio da Guarda Nacional a São Francisco, episódio em que o então presidente recuou.

Logos do Facebook, Apple, Google e Microsoft. Foto: Reuters

O movimento ocorre em meio ao endurecimento das operações do ICE durante o segundo mandato de Donald Trump, marcado também pela aproximação do governo com magnatas do Vale do Silício. Empresários do setor participaram de jantares e eventos oficiais na Casa Branca nos últimos meses.

A pressão aumentou após a morte de Renee Good, em 7 de janeiro, durante confrontos com agentes federais em protestos contra o ICE em Minneapolis. Desde então, manifestações se espalharam pelo país. Na semana passada, ao menos quatro crianças foram detidas em uma operação, e uma delas teria sido usada como “isca” para atrair familiares.

A situação se agravou ainda mais com a morte de Alex Pretti, cidadão americano baleado por agentes federais durante um protesto no sábado (25). No texto, os trabalhadores afirmam: “Todos nós testemunhamos o assassinato brutal de um cidadão americano pelo ICE” e defendem ações imediatas, como “ligar para a Casa Branca”, “cancelar contratos” e “denunciar publicamente a violência do ICE”.

Leia a carta na íntegra:

A indústria de tecnologia exige que o ICE saia de nossas cidades.

Somos profissionais da indústria de tecnologia nos Estados Unidos.

Todos nós testemunhamos o assassinato brutal de um cidadão americano pelo ICE nas ruas de Minneapolis. Depois, o governo Trump mentiu descaradamente sobre o ocorrido.

Não chegamos a essa situação da noite para o dia. Há meses, Trump envia agentes federais às nossas cidades para criminalizar a nós, nossos vizinhos, amigos, colegas e familiares. De Minneapolis a Los Angeles e Chicago, vimos bandidos armados e mascarados espalharem violência desenfreada, sequestros, terror e crueldade sem fim à vista.

Isso não pode continuar, e sabemos que a indústria de tecnologia pode fazer a diferença. Quando Trump ameaçou enviar a Guarda Nacional para São Francisco em outubro, líderes da indústria de tecnologia ligaram para a Casa Branca. Funcionou: Trump recuou.

Hoje, convocamos nossos CEOs a pegarem o telefone novamente:

  1. Liguem para a Casa Branca e exijam que o ICE deixe nossas cidades.
  2. Cancelem todos os contratos da empresa com a ICE.
  3. Denunciem publicamente a violência do ICE.

Queremos ter orgulho de trabalhar na área de tecnologia. Queremos ter orgulho das empresas para as quais trabalhamos. Podemos e devemos usar nossa influência para acabar com essa violência.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.