O Deus do fascismo. Por Moisés Mendes

Atualizado em 27 de janeiro de 2026 às 8:00
O ex-vereador Carlos Bolsonaro. Foto: Luiz Rodrigues/Agência O Globo

Alguns dizem: é preciso admitir que, apesar do racismo que está sempre latejando, dos adolescentes que torturam e matam cachorro, da existência de células neonazistas, da decisão de expulsar forasteiros pobres e de acolher até Carluxo como seu líder político, Santa Catarina tem algumas das paisagens mais lindas que Deus criou no Brasil.

E aí nós podemos dizer: as praias não seriam tão lindas se tivessem sido criadas pelo Deus do fascismo. É outro o criador das belezas catarinenses, se é que ele existe.

O Deus da extrema direita nunca teria criado Ibiraquera. É improvável que um Deus fascista pudesse criar a enseada do Rosa. E até as praias e suas cidades estão em processo de destruição pela ação de gente identificada com o Deus da extrema direita.

Santa Catarina está à espera de um mutirão que possa salvá-la da ação predatória que vem de muito antes do bolsonarismo, mas foi por ele aperfeiçoada.

O ex-presidente Jair Bolsonaro em prisão domiciliar. Foto: Divulgação

A extrema direita catarinense está se esforçando para transformar o Estado no reduto do ódio, do negacionismo, do preconceito contra estudantes negros e da submissão absoluta às facções da família Bolsonaro.

Santa Catarina é a terra dos Bolsonaros e de 29 prefeitos corruptos presos como ladrões. Em nenhum outro Estado há tantos prefeitos que foram ou estão presos.

Torturam e matam cães em Santa Catarina, como antes matavam bois na farra que era também uma tortura.

Moisés Mendes
Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim) - https://www.blogdomoisesmendes.com.br/