No Panamá, Lula defende diálogo “olho no olho” com Trump

Atualizado em 27 de janeiro de 2026 às 20:47
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sorrindo e olhando para o lado, com avião ao fundo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em chegada ao Panamá – Divulgação/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (27), durante agenda oficial no Panamá, que pretende se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no início de março. Segundo Lula, o objetivo é retomar a normalidade das relações entre os dois países.

De acordo com o presidente, o encontro teria como foco o diálogo institucional e o fortalecimento do multilateralismo no cenário internacional. Lula disse esperar que a reunião ocorra nos primeiros dias de março.

“O Brasil e os Estados Unidos são as duas principais democracias do Ocidente. Acho que é importante que dois chefes de Estado conversem olhando um no olho do outro para discutir boas relações”, afirmou o presidente.

Lula também declarou que o diálogo entre os dois países envolve aspectos políticos e econômicos. Segundo ele, a conversa direta entre os líderes é parte do esforço diplomático brasileiro.

Durante a mesma agenda, o presidente comentou a situação política da Venezuela, tema presente na pauta internacional em razão da atuação dos Estados Unidos na região. Lula adotou um discurso voltado à defesa da soberania do país vizinho.

O presidente afirmou que pretende dialogar com a liderança venezuelana nos próximos dias e disse que a definição dos rumos do país cabe à própria população. “Quem vai encontrar uma solução para o povo da Venezuela é o próprio povo venezuelano. Não será o Brasil, não serão os Estados Unidos”, declarou.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.