VÍDEO – Lula pede que Trump deixe a Venezuela “cuidar de seu próprio destino”

Atualizado em 27 de janeiro de 2026 às 21:33
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sentado, falando e gesticulando, sem olhar para a câmera
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Divulgação/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve permitir que a Venezuela exerça sua soberania, após a retirada forçada de Nicolás Maduro do poder e seu sequestro para julgamento em território norte-americano.

A declaração foi feita nesta terça-feira (27), durante passagem de Lula pelo Panamá. Segundo o presidente brasileiro, é necessário que a Venezuela possa conduzir seus próprios assuntos políticos e democráticos sem interferência externa. Ele disse que é preciso aguardar os próximos desdobramentos da situação no país sul-americano:

“É importante que o presidente Trump permita que a Venezuela possa cuidar da sua soberania, cuidar dos interesses democráticos da Venezuela, e vamos ver o que vai acontecer. Eu acho que nós temos que ter um pouco de paciência, porque quem vai encontrar uma solução para o povo da Venezuela é o povo venezuelano. Não será o Brasil, não será os Estados Unidos, será a Venezuela, e nós temos que ter paciência e ajudar com que o povo venezuelano possa cuidar do seu destino”.

Lula afirmou que a solução para a crise venezuelana deve partir do próprio povo do país. Segundo ele, nem o Brasil nem os Estados Unidos devem definir os rumos da Venezuela, cabendo aos venezuelanos decidir sobre seu futuro político. O presidente defendeu paciência e apoio internacional sem intervenção direta.

O presidente brasileiro informou ainda que pretende voltar a conversar com Delcy Rodríguez, vice de Maduro, que assumiu o comando do governo de forma interina após os acontecimentos recentes. Lula disse que, nos contatos anteriores, não entrou em detalhes sobre a situação política, devido à proximidade dos fatos.

De acordo com Lula, Delcy Rodríguez demonstrou preocupação com os eventos mais recentes, e ele espera que a dirigente consiga conduzir o país neste momento. O presidente brasileiro afirmou que novas conversas devem ocorrer nos próximos dias.

Lula também declarou que espera realizar uma visita a Washington no começo de março, em encontro com Donald Trump. A possibilidade da viagem foi tratada em telefonema recente entre os dois presidentes e faz parte da agenda diplomática em discussão entre Brasil e Estados Unidos.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.