
Um homem foi preso na noite de quarta-feira após chegar a uma cadeia federal no Brooklyn fingindo ser agente do FBI, portando um cortador de pizza e afirmando ter uma ordem judicial para libertar Luigi Mangione.
O suspeito, identificado como Mark Anderson, de Mankato, Minnesota, foi acusado em um tribunal federal do Brooklyn de se passar por agente do FBI. Ele deve comparecer à Justiça na quinta-feira. Segundo pessoas a par do episódio, que falaram sob condição de anonimato, Anderson tentava tirar Mangione da prisão.
De acordo com a queixa apresentada por promotores federais do Distrito Leste de Nova York, Anderson chegou à unidade prisional por volta das 18h50 de quarta-feira e disse aos agentes penitenciários que era um agente do FBI com documentos “assinados por um juiz” autorizando a liberação de um detento.
Ao ser questionado sobre suas credenciais, ele apresentou apenas uma carteira de motorista de Minnesota. Em seguida, declarou que estava armado e começou a atirar papéis na direção dos agentes. Os documentos tratavam de um processo contra o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, segundo a acusação.
Durante a abordagem, foi constatado que ele carregava um cortador de pizza e também um garfo de churrasco.
Ainda segundo uma das pessoas ouvidas, Anderson trabalhava em uma pizzaria em Nova York.
☕️‼️ BREAKING: A Minnesota man named Mark Anderson allegedly posed as an FBI agent to free Luigi Mangione from Brooklyn's Metropolitan Detention Center. He presented a fake court order and carried a BBQ fork and pizza cutter as "weapons." pic.twitter.com/8rCPtij5k0
— The Tea Brief (@nba_cryptoboy) January 29, 2026