Planalto diz que cirurgia de catarata de Lula transcorreu sem intercorrências

Atualizado em 30 de janeiro de 2026 às 11:42
O presidente Lula. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula passou por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo na manhã desta sexta (30), em Brasília. O procedimento foi realizado em uma clínica particular especializada em oftalmologia.

Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom), a operação ocorreu “sem intercorrências” e o presidente recebeu alta no mesmo dia. A intervenção é considerada de baixa complexidade e foi feita com anestesia local.

Em nota, a Secom informou que Lula está bem e permanecerá em repouso na Granja do Torto ao longo do fim de semana. A previsão oficial é que ele “retorna às atividades de rotina” na segunda (2).

A comitiva do presidente ao deixar o hospital após realizar cirurgia. Foto: Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo

O comunicado também diz que o presidente segue sob “acompanhamento habitual pelas equipes médicas lideradas por Roberto Kalil e Ana Helena Germiglio”. Não foram relatadas restrições adicionais após a alta.

A cirurgia não constava na agenda oficial. Lula tinha uma visita prevista a um território quilombola em Cavalcante, em Goiás, a cerca de 300 quilômetros de Brasília, mas o compromisso foi cancelado no início da semana.

Esta não foi a primeira vez que o presidente passou por um procedimento do tipo. Em 2020, durante a pandemia de covid-19, ele realizou cirurgia de catarata em São Paulo e também foi liberado no mesmo dia. Em 2023, Lula fez uma cirurgia “estética-médica” nas pálpebras, após uma operação ortopédica no quadril.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.