Em VÍDEO vazado, Trump diz querer ser tratado como o líder da Coreia do Norte

Atualizado em 30 de janeiro de 2026 às 22:55
Kim Jong-Un e Donald Trump. Foto: reprodução

Circula nas redes sociais um vídeo em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirma que gostaria de ser obedecido por seu povo da mesma forma que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. A gravação voltou a ganhar repercussão nos últimos dias após ser publicada no X, onde ultrapassou 4,7 milhões de visualizações.

O post, resgatado na última quinta-feira (29), afirma: “Isso foi Trump sendo flagrado por um microfone aberto dizendo que queria que os americanos o tratassem como o povo da Coreia do Norte trata seu ditador Kim Jong Un.”.

A publicação, no entanto, omite um dado central: o vídeo não é recente. O registro é real, mas foi gravado em 15 de junho de 2018, durante o primeiro mandato de Trump.

As imagens mostram uma entrevista concedida pelo então presidente estadunidense no Jardim das Rosas da Casa Branca, dias após o encontro histórico com Kim Jong-un em Singapura.

Questionado sobre a possibilidade de receber o norte-coreano na Casa Branca, Trump respondeu: “Isso poderia acontecer. Eu o receberia. Acho que isso pode acontecer. Ele é o chefe de um país. E, assim, ele é um líder forte – não deixe ninguém pensar nada diferente disso. Ele fala, e seu povo se senta e presta atenção. Quero que o meu povo faça o mesmo”.

A fala gerou questionamentos entre usuários da rede social. Um deles comentou: “Esse vídeo é real? Quando foi isso?”. A partir dessa dúvida, buscas levaram ao programa Fox & Friends, da Fox News, que exibiu trechos da entrevista concedida por Trump naquela data.

No mesmo diálogo com jornalistas, Trump voltou a elogiar o líder norte-coreano e o clima do encontro realizado três dias antes. “Ele fala, e o povo dele fica em atenção. Quero que o meu povo faça o mesmo. Nos demos muito bem, tivemos uma boa química. Não sei se isso é algo que seja popular ou politicamente correto dizer. Mas realmente tivemos, tínhamos uma boa química”, afirmou.

Pouco depois, ao ser questionado por um repórter da CNN sobre o teor de suas declarações, Trump tentou minimizar o impacto da fala. “Eu estava brincando. Você não entende sarcasmo. Você é o pior”, respondeu.

Na época, a Casa Branca divulgou comunicado oficial informando que “os líderes discutiram de forma abrangente e sincera a criação de novas relações entre EUA e Coreia do Norte e a construção de uma paz duradoura na Península Coreana”.

No ano seguinte, Trump se tornou o primeiro presidente estadunidense a pisar em território norte-coreano, durante um segundo encontro com Kim Jong-un.

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.