Minneapolis: hospital desmente explicação do ICE sobre fratura no crânio de imigrante

Atualizado em 31 de janeiro de 2026 às 16:29
Agentes federais do ICE detém cidadão, em Minneapolis (EUA). Foto: Reprodução/ Laviaitalia

Um caso ocorrido durante uma operação do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) em Minneapolis colocou em confronto os relatos de agentes federais e de profissionais de saúde sobre a origem de ferimentos graves sofridos por um imigrante no início de janeiro. O homem foi internado com fratura no crânio e hemorragia cerebral após ser detido pelas autoridades.

A vítima é o mexicano Alberto Castañeda, de 31 anos, que foi levado ao Centro Médico de Hennepin County (Minneapolis), logo após ser preso durante uma ação do ICE, em 8 de janeiro de 2026. Segundo documentos judiciais obtidos pela Associated Press, os agentes afirmaram que os ferimentos ocorreram quando ele bateu a própria cabeça contra uma parede de tijolos.

A versão apresentada pelos policiais sustenta que a lesão foi autoinfligida ainda sob custódia. O relato foi incluído em registros oficiais e utilizado como explicação para o estado clínico do detido ao dar entrada no hospital.

Profissionais da unidade de saúde, porém, relataram um quadro distinto. Castañeda chegou desorientado, sem conseguir informar o ano em que estava ou como havia se machucado. Durante a internação, agentes do ICE tentaram algemar o tornozelo do paciente à cama, sob a alegação de que ele estaria tentando fugir ao se levantar.

Agentes federais abordam uma mulher para perguntar sobre outra pessoa, no sul de Minneapolis. Foto: Nicole Neri/Minnesota Reformer

A tentativa provocou atrito com a equipe médica. Enfermeiros informaram à Associated Press que o comportamento do paciente era compatível com traumatismo craniano, condição que pode causar impulsividade e perda de noção do ambiente.

Três fontes médicas ouvidas pela agência afirmaram que o tipo de ação descrita pelos agentes não seria suficiente para causar lesões daquela gravidade. Além da fratura no crânio, o paciente apresentava fraturas nos ossos da face. Segundo uma das enfermeiras, os ferimentos não seriam compatíveis com o impacto relatado.

A prisão de Castañeda ocorreu em 8 de janeiro, em um shopping da cidade de St. Paul, localizada a menos de 20 quilômetros de Minneapolis. O episódio integra uma série de ocorrências envolvendo operações do ICE na região metropolitana.

Nas últimas semanas, a atuação da agência de imigração em Minneapolis tem sido marcada por episódios violentos. Em janeiro, ao menos duas pessoas morreram durante ações do ICE, além da detenção de uma criança de cinco anos junto com o pai a caminho da escola, segundo registros divulgados pelas autoridades

Lindiane Seno
Lindiane é advogada, redatora e produtora de lives no DCM TV.