
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (1º) que abriu conversas com autoridades de Havana e afirmou esperar que as tratativas resultem em um acordo. A declaração ocorre enquanto ele eleva a pressão sobre Cuba após a detenção do ex-governante da Venezuela, Nicolás Maduro.
“Estamos conversando com o povo de Cuba, com os mais altos responsáveis de Cuba”, afirmou Trump à imprensa em sua residência na Flórida. “Vamos ver o que acontece”, acrescentou, mas “acho que vamos chegar a um acordo com Cuba”.
Desde a captura de Maduro, em 3 de janeiro, durante um ataque militar de Washington na Venezuela, Trump passou a direcionar suas ameaças às autoridades comunistas da ilha. “Cuba é uma nação quebrada. É assim há muito tempo, mas agora já não tem a Venezuela para apoiá-la”, disse.

Trump já interrompeu o fornecimento de petróleo venezuelano a Cuba e, na quinta-feira, assinou um decreto que prevê a imposição de tarifas a países que vendam petróleo a Havana, sob o argumento de que a ilha representa uma “ameaça excepcional”.
O governo cubano acusa Trump de querer “asfixiar” a população, que enfrenta periodicamente apagões e falta de combustível nos postos de gasolina.