
O MDB pretende realizar, após o Carnaval, uma pesquisa nacional para testar o nome do ex-presidente Michel Temer como possível candidato à Presidência da República em outubro, conforme informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.
A hipótese ganhou força a partir de uma sugestão do ex-ministro Carlos Marun, aliado de Temer, e foi encampada pelo presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. Embora Temer tenha afirmado que a candidatura não está em seu horizonte imediato, ele também não descartou completamente a possibilidade.
“Uma candidatura eventual do presidente Temer qualificaria o debate e nos daria oportunidade de falar dos grandes avanços da sua gestão”, disse Baleia.
Para a cúpula do partido, ter uma candidatura própria pode ajudar a reduzir tensões entre alas da legenda alinhadas ao governo e à oposição.
No cenário atual, pesquisas indicam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como favorito à reeleição, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece como principal nome da direita. É nesse contexto que o MDB avalia alternativas para se posicionar nacionalmente.
Enquanto testa cenários para o Planalto, o MDB também discute seus movimentos nos estados. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que deixará o governo até março para disputar as eleições.
Cotada para o governo de São Paulo, Tebet disse que tratou com Lula apenas de uma candidatura ao Senado e que a definição ocorrerá antes do Carnaval. “Coloquei na mão do presidente Lula o meu destino político”, declarou a ex-presidenciável.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2022/V/P/JEDwSFTwAEsGBSab9DSg/fce8106228e14e7f854343c1f5f2631e-24166.jpg)