Por que remédios como Mounjaro e Ozempic podem estar associados à pancreatite

Atualizado em 2 de fevereiro de 2026 às 20:07
Mulher aplicando caneta emagrecedora. Foto: Getty Images

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido emitiu, na última quinta-feira (29), um alerta após registros de casos graves de inflamação do pâncreas associados ao uso de medicamentos indicados para obesidade e diabetes, como Mounjaro e Wegovy.

A orientação da agência é para que usuários de análogos do GLP-1 procurem atendimento médico diante de dor abdominal intensa e persistente, geralmente acompanhada de náuseas e vômitos. A MHRA também recomendou que profissionais de saúde questionem pacientes com esses sintomas sobre o uso dos medicamentos.

O gastroenterologista Célio Geraldo de Oliveira Gomes afirmou que o risco de pancreatite nesses casos é baixo. Segundo ele, a hipótese para a associação envolve “uma estimulação anormal das células do pâncreas, alterando a secreção e a composição das enzimas digestivas”.

A caneta emagrecedora WeGovy. Foto: reprodução

O endocrinologista Bruno Halpern, vice-presidente da Abeso, destacou que a preocupação com o pâncreas acompanha essa classe de medicamentos desde os primeiros estudos clínicos. Para ele, “ao longo desses 20 anos, já saíram dezenas de estudos mostrando que a pancreatite é extremamente rara”.

O cirurgião gástrico Felipe Rossi explicou que é comum haver aumento de enzimas pancreáticas, como a lipase, em usuários desses medicamentos, sem que isso indique doença. Ele afirmou que “o diagnóstico da pancreatite é clínico” e depende da combinação de sintomas intensos com alterações laboratoriais específicas.

Em nota, a Eli Lilly do Brasil, fabricante do Mounjaro, informou que a bula “adverte que a inflamação do pâncreas (pancreatite aguda) é uma reação adversa incomum” e orienta a interrupção do tratamento em caso de suspeita. A Novo Nordisk declarou que todos os medicamentos da classe trazem advertência semelhante e que os pacientes devem ser informados sobre os sintomas e orientados a suspender o uso diante de sinais compatíveis.