
A Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu bombas de fabricação caseira com integrantes de um grupo investigado por planejar atentados durante uma manifestação marcada para a tarde desta segunda-feira (2), em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
A ação foi conduzida pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, que cumpriu 17 mandados de busca e apreensão em endereços na capital, na região metropolitana e no interior do estado. Segundo a polícia, o grupo se autodenomina “Geração Z” e reúne cerca de 300 integrantes apenas no município do Rio de Janeiro.
As investigações começaram após a identificação de grupos de mensagens e páginas em redes sociais usados para organizar manifestações classificadas pela polícia como antidemocráticas, previstas para ocorrer em diferentes estados do país nesta segunda-feira (2).
Em São Paulo, 12 pessoas foram presas sob suspeita de planejar um atentado na Avenida Paulista no mesmo dia. As ações fazem parte de apurações paralelas conduzidas pelas forças de segurança estaduais.
Durante as buscas, a polícia apreendeu coquetéis molotov, bombas caseiras com bolas de gude e pregos no interior, além de bandeiras e panfletos. De acordo com o delegado Luiz Lima, o material incluía mensagens contra a corrupção e contra governantes, sem indicação de nomes, partidos ou legendas.
Os investigados são apurados pelos crimes de incitação ao crime, associação criminosa e posse, fabricação ou preparo de artefato explosivo ou incendiário. Segundo a Polícia Civil, os alvos atuavam como participantes ou administradores de grupos na internet e incentivavam ações violentas, incluindo a definição de local para o ataque.