
Pesquisa inédita do Instituto Nexus avaliou o desempenho digital de presidenciáveis nas redes sociais e apontou o presidente Lula como líder do ranking de relevância em 2025. O levantamento considera dados das cinco principais plataformas usadas no país. Com informações da Daniela Lima, no UOL.
De acordo com o estudo, Lula manteve a primeira colocação ao longo dos 11 primeiros meses do ano, com destaque para o TikTok e o Instagram. Nessas plataformas, o presidente concentrou os maiores índices de engajamento médio entre os nomes analisados.
O levantamento também indica que o lançamento da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) teve impacto direto em seu desempenho digital. Em dezembro de 2025, ele passou a registrar crescimento e chegou a superar Lula em métricas mensais específicas.

Segundo o CEO do Instituto Nexus, Marcelo Tokarski, “na análise por redes sociais, conseguimos identificar alguns padrões importantes na disputa política do país: enquanto o TikTok é um território ainda pouco aproveitado pela direita brasileira, o YouTube é uma plataforma cujo protagonismo dessa vertente, na figura de Eduardo Bolsonaro, é absoluto”.
No ranking geral, calculado em uma escala de zero a cem, Lula aparece com índice de 79,92. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ocupa a segunda posição, com 62,42 pontos, enquanto Flávio Bolsonaro surge em terceiro, com 57,71.
Ainda segundo Tokarski, “para se ter uma ideia do crescimento de Flávio após lançar seu nome para presidente, em dezembro de 2025, último mês de coleta dos dados, a média do índice de relevância Nexus em todas as redes sociais do hoje senador foi, pela primeira vez, maior do que a do presidente Lula, que liderou durante os 11 primeiros meses do ano e, por isso, no acumulado total de 2025 se manteve à frente”.