
O PSDB decidiu afastar o empresário Cristiano Santos Hermogens da presidência da sigla em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A informação foi confirmada nesta terça-feira (3) pelo presidente estadual do partido, o deputado federal Luciano Vieira. Com informações de Tácio Lorran, no Metrópoles.
Cristiano Santos é irmão de Marcinho VP, nome pelo qual é conhecido Márcio dos Santos Nepomuceno. Ele havia assumido a presidência municipal do PSDB em Belford Roxo no último dia 26, com mandato previsto até o fim deste ano.
Segundo Luciano Vieira, o afastamento ocorreu após a divulgação da informação sobre o parentesco. “Eu não sabia que ele era irmão do Marcinho VP. Fiquei sabendo por conta da reportagem”, afirmou o deputado, em declaração por telefone.

Em nota, o parlamentar acrescentou que “a indicação para a presidência do PSDB no município de Belford Roxo foi feita por um membro local do partido, e tão logo tomei conhecimento, suspendi imediatamente a participação de ambos”.
Cristiano Santos já foi preso em 2006, acusado de associação para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Na ocasião, a Polícia Civil do Rio de Janeiro apontou que ele teria assumido negócios ligados ao tráfico no Complexo do Alemão.
O empresário já participou de cinco eleições no país: em 2010, concorreu a deputado estadual do Rio de Janeiro pelo antigo PRP; em 2016, foi eleito vereador de Belford Roxo pelo PTB; em 2018, disputou vaga de deputado estadual pelo PHS; em 2020, concorreu à Prefeitura de Belford Roxo pelo PL; e, em 2022, voltou a disputar o cargo de deputado estadual, também pelo PL.