
Steve Bannon, ex-assessor da Casa Branca durante o governo Donald Trump, afirmou que agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) estarão presentes em locais de votação nas eleições legislativas de novembro.
“Pode apostar que vamos ter o ICE cercando as zonas eleitorais em novembro”, disse Bannon em seu podcast War Room, na terça-feira. “Não vamos ficar sentados deixando vocês roubarem o país de novo. Podem reclamar, chorar ou espernear o quanto quiserem, mas nunca mais vamos permitir que uma eleição seja roubada.”
Leis federais e estaduais proíbem o envio de agentes federais a locais de votação, segundo o Brennan Center for Justice. A legislação federal também veta qualquer ação que intimide eleitores.
As declarações de Bannon vieram após Trump afirmar, em entrevista a um podcast na segunda-feira, que os republicanos deveriam “assumir o controle” das eleições em até 15 estados. O ex-presidente segue alegando, sem provas, que fraudes generalizadas lhe custaram a reeleição em 2020. As falas ocorrem em meio a um movimento de parlamentares republicanos para impor regras de votação mais rígidas em todo o país.
Steve Bannon: “We‘re gonna have ICE surround the polls…We’ll never again allow an election to be stolen.” pic.twitter.com/9R9tZdolHx
— Republicans against Trump (@RpsAgainstTrump) February 4, 2026
Trump tem intensificado recentemente seus esforços para desacreditar o resultado da eleição de 2020, vencida por Joe Biden. Ele voltou a repetir teorias já desmentidas sobre adulteração ou roubo de votos, além de alegar que imigrantes em situação irregular teriam votado em estados onde ele foi derrotado.
Essa retórica cresce à medida que o foco político se volta para as eleições de meio de mandato, quando estará em jogo o controle do Congresso.
Ao mesmo tempo, a morte de dois cidadãos norte-americanos — Renee Good e Alex Pretti — baleados por agentes de imigração em ocorrências distintas em Minneapolis no mês passado, aumentou a pressão sobre o ICE. Também na terça-feira, Trump sancionou um projeto de financiamento do governo que garante recursos ao DHS por apenas duas semanas, após pressão de democratas que pedem mais restrições às ações de fiscalização imigratória depois das mortes.
No War Room, Bannon afirmou que democratas dependem de fraude eleitoral para vencer eleições e insinuou, sem apresentar evidências, que imigrantes em situação irregular estariam votando em grande número em Minnesota e na cidade de Nova York.
Caroline Wren, arrecadadora de fundos ligada ao Partido Republicano, concordou com Bannon. Segundo ela, democratas tentam “retirar verbas do ICE” para impedir que agentes estejam próximos aos locais de votação.