Logo DCM
Logo DCM
Apoie o DCM

Fenae amplia mobilização contra o feminicídio e se soma a pacto dos Três Poderes

O presidente Lula durante cerimônia de assinatura do Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio. Foto: Divulgação

O avanço dos casos de feminicídio no Brasil tem reforçado a necessidade de respostas contínuas e articuladas para o enfrentamento da violência contra as mulheres. Dados recentes do Ministério da Justiça e Segurança Pública apontam que, em média, quatro mulheres são vítimas de feminicídio por dia no país, o que expõe a persistência da violência de gênero como um problema estrutural.

Diante desse cenário, a Fenae intensificou a campanha “Fenae com Elas”, voltada ao combate à violência contra mulheres e meninas. A iniciativa atua em diferentes estados por meio de projetos sociais apoiados pela entidade, com ações que envolvem conscientização, acolhimento e prevenção em comunidades.

Os projetos desenvolvidos no âmbito da campanha buscam fortalecer redes locais de proteção, ampliar o acesso à informação e incentivar o empoderamento feminino. A atuação direta nas comunidades é vista pela entidade como uma forma de alcançar territórios onde políticas públicas nem sempre chegam de forma efetiva.

A mobilização da Fenae também dialoga com o Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio, lançado pelos Três Poderes da República. A iniciativa reúne Executivo, Legislativo e Judiciário com o objetivo de ampliar medidas de proteção às mulheres, responsabilizar agressores e prevenir a violência letal.

O pacto prevê ainda o engajamento da sociedade civil no enfrentamento do problema, reconhecendo que a violência de gênero não pode ser combatida apenas com ações institucionais isoladas. Para a Fenae, a articulação entre Estado e organizações sociais é central para reduzir os índices de feminicídio.

Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, o combate à violência contra as mulheres exige envolvimento permanente. “O feminicídio é a expressão mais extrema de uma violência que começa muito antes. Por isso, a mobilização precisa ser permanente e envolver toda a sociedade, principalmente nós, homens”, afirmou.

Segundo ele, a atuação da entidade por meio da campanha e dos projetos sociais tem papel relevante ao levar informação e acolhimento. “A Fenae, por meio do ‘Fenae com Elas’ e dos projetos sociais que apoia nos estados, cumpre um papel importante ao levar informação, acolhimento e conscientização para onde o Estado muitas vezes não chega”, disse.

Na avaliação da diretora de Políticas Sociais da Fenae, Rachel Weber, o apoio ao pacto nacional reforça o compromisso institucional com a proteção das mulheres. “Ao apoiar o pacto nacional e fortalecer iniciativas como o ‘Fenae com Elas’, a Federação reafirma seu compromisso com a defesa da vida das mulheres e com a construção de uma cultura de respeito, igualdade e justiça”, afirmou.

A entidade destaca que a redução da violência de gênero depende de ações permanentes, integradas e acompanhadas de mudança cultural, capazes de enfrentar não apenas os crimes, mas também as condições que os tornam recorrentes no país.