
Em entrevista concedida nesta quinta-feira (5) ao podcast apresentado pelo bolsonarista Carioca e o comediante Bola, o deputado federal Nikolas Ferreira fez duras críticas a Eduardo Bolsonaro e a aliados próximos do parlamentar, como Paulo Figueiredo e Allan dos Santos. Segundo ele, o grupo teria passado a tratá-lo como “desleal” ou “traidor” dentro do campo bolsonarista.
Provocado sobre a relação com o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, chamado de “refugiado” por Carioca durante a conversa, ele adotou um tom de rompimento público. “Cara, eu não converso com ele e não faço nem questão de citar o nome dele aqui, de verdade”, afirmou o deputado, sinalizando o desgaste definitivo entre os dois.
Questionado sobre os motivos do afastamento, o deputado disse acreditar que os fatos ainda virão à tona. Quando Carioca lembrou que Eduardo teria apoiado uma recente marcha até Brasília, o deputado reagiu com ironia. “É muito fácil apoiar quando todo mundo está apoiando, fica inexorável”, respondeu.
Na sequência, ele afirmou que foi alvo de tentativas de descredibilização por parte do grupo ligado a Eduardo. “Ele tentou descredibilizar a minha força nas eleições, dizendo que o Pablo Marçal estava por trás de mim”, declarou. Em outro trecho, acrescentou: “E, principalmente, ficar colocando na cabeça das pessoas como se eu fosse um desleal ou um traidor. Para mim, a pergunta é muito simples: qual o intuito disso?”.
Carioca sugeriu que o incômodo teria surgido pela ausência de um apoio mais enfático de Nikolas a Eduardo nos Estados Unidos. O deputado rebateu com dureza. “Então, eles têm que decidir, né? Ou eu sou um cara irrelevante que só faz vídeo ou naquilo que entro, eu decido. Não dá para ser os dois ao mesmo tempo”, disse.
No mesmo raciocínio, o parlamentar criticou cobranças públicas feitas por aliados bolsonaristas. “Quando você tá fazendo o seu trabalho e aí os caras falam: ‘Ah, só vai fazer vídeo, só vai fazer vídeo’. E aí depois pede um vídeo para causa que eles querem. Então sim, os caras querem o quê? Confete? Eu não vou sair dando confete para quem está me pressionando”, afirmou.
Carioca questiona Nikolas Ferreira sobre não ter apoiado as movimentações de Eduardo Bolsonaro nos EUA junto ao governo Trump. pic.twitter.com/OnNIKB3gJh
— Vinicius Carrion (@viniciuscfp82) February 5, 2026
O parlamentar também direcionou críticas diretas a Paulo Figueiredo e Allan dos Santos, especialmente em relação a promessas feitas no exterior. “O próprio Allan mesmo, foram diversas bravatas que foram feitas com diversas coisas e que, cara, não se cumpriu e quem é o responsável por isso”, disse, ao mencionar expectativas criadas em torno de ações que não se concretizaram.
Nikolas reforçou que nunca participou de articulações internacionais envolvendo o filho de Bolsonaro. “Eu nunca fiz parte de nenhuma negociação, conversa do exterior a respeito do plano que eles tinham, beleza? Nunca fui chamado e nunca estive presente”, declarou.
Segundo ele, seria irresponsável se posicionar sobre temas que não domina. “Como que eu vou entrar em algo, falar para as pessoas sobre algo que eu não tenho conhecimento a respeito?”, questionou.
O deputado ainda afirmou que projetos políticos não podem depender exclusivamente de sua participação. “Se a pessoa acha que um projeto só vai dar certo se eu estiver nele, então o projeto não é dele, né? O projeto é nosso. Tá. Porque se não se dá certo, é o crédito teu, se dá errado é crédito meu”, disse.
O embate ocorre após críticas dirigidas a ele no contexto das negociações entre o governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, e o governo brasileiro, comandado por Lula, que encerraram a guerra tarifária e afastaram sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Eduardo teria atribuído a aliados no Congresso o fracasso de iniciativas internacionais contra o Brasil.
A entrevista gerou reação imediata entre apoiadores de Eduardo. Paulo Figueiredo anunciou que irá responder às declarações. “Só vou responder a esse trecho que está circulando da entrevista do Nikolas no podcast do Carioca, onde sou citado, no Paulo Figueiredo Show da semana que vem”, afirmou.
Só vou responder a esse trecho que está circulando da entrevista do Nikolas no podcast do Carioca, onde sou citado, no Paulo Figueiredo Show da semana que vem..
— Paulo Figueiredo (8) (@pfigueiredo08) February 6, 2026