
O senador republicano Tim Scott afirmou nesta sexta-feira (6) que o vídeo publicado pelo presidente Donald Trump, no qual Barack Obama e Michelle Obama aparecem comparados a macacos, é “a coisa mais racista” que já saiu da Casa Branca.
“Rezo para que seja falso, porque é a coisa mais racista que já vi vinda desta Casa Branca. O presidente deveria removê-lo”, escreveu Scott, senador republicano da Carolina do Sul, na rede social X.
O vídeo foi publicado na quinta-feira (5) na rede social Truth Social e inclui uma teoria conspiratória sobre as eleições presidenciais de 2020. Ao final do conteúdo, por cerca de um segundo, os rostos dos Obamas aparecem sobrepostos a corpos de macacos, ao som da música “The Lion Sleeps Tonight”.
Praying it was fake because it’s the most racist thing I’ve seen out of this White House. The President should remove it. https://t.co/gADoM13ssZ
— Tim Scott (@votetimscott) February 6, 2026
Em um primeiro momento, a Casa Branca rejeitou as críticas e classificou a reação como “indignação falsa”. Mais tarde, o governo informou que a postagem havia sido feita erroneamente por um funcionário e que o vídeo foi apagado.
Trump har postat en video på Truth Social gällande hur han menar att röstfusk gått till mot honom. pic.twitter.com/D9Jfqhkzem
— Existenz.se (@Existenzse) February 6, 2026
A publicação gerou reações de lideranças democratas. O gabinete do governador da Califórnia, Gavin Newsom, descreveu a postagem como “comportamento repugnante” e cobrou manifestação pública de integrantes do Partido Republicano.
O vídeo repete alegações falsas de que a empresa Dominion Voting Systems teria interferido na apuração das eleições de 2020, vencidas por Joe Biden. Os Obamas não têm relação com a suposta denúncia apresentada no conteúdo divulgado por Trump.