Deputada do PSOL denuncia 3ª ameaça de morte e pede proteção

Atualizado em 6 de fevereiro de 2026 às 19:28
Deputada estadual Lívia Duarte (PSOL) — Foto: Ozeas Santos

A deputada estadual Lívia Duarte, do PSOL, recebeu um e-mail com ameaças de morte na noite de quarta-feira (4), em Belém. A parlamentar afirmou que esta é a terceira vez em que é alvo desse tipo de intimidação desde o início do mandato.

A mensagem continha ameaças diretas à integridade física da deputada, que é a primeira mulher negra eleita para a Assembleia Legislativa do Pará. O e-mail foi divulgado pela equipe da parlamentar, que registrou o conteúdo como ameaça criminosa.

No texto enviado, o remetente identificado como Lucas Bovolini Martins escreveu: “Seu assassinato será tão real quanto a dor que você sentiu ao ler isso”. A mensagem segue com outras ameaças explícitas direcionadas à deputada.

Print do e-mail de ameaça enviado à deputada Lívia Duarte (PSOL-PA). — Foto: Reprodução

Em outro trecho, o autor do e-mail afirmou: “Deputada Lívia Duarte, sua existência é uma piada. Não é suficiente que eu quebre todos os seus ossos”, conforme registro do conteúdo divulgado. Prints da mensagem foram anexados à denúncia apresentada aos órgãos competentes.

Após o recebimento do e-mail, um protocolo foi encaminhado para apuração do caso. O presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), e o gabinete militar da Casa foram acionados para adotar medidas de reforço à segurança da parlamentar.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará foi requisitada para investigar a autoria da mensagem por meio do serviço de inteligência. Até a última atualização, a Segup e a Alepa não haviam informado quais providências foram adotadas.