
A passagem da delegação dos Estados Unidos pela cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 no estádio San Siro foi marcada por vaias intensas do público, superando em intensidade as manifestações registradas na entrada de Israel. Ainda que tenha havido aplausos isolados no início, eles foram rapidamente abafados pelas vaias de parte das arquibancadas, conforme relatos de presentes no local.
As manifestações da plateia se tornaram ainda mais negativas quando o vice-presidente J. D. Vance apareceu no telão do estádio.
O episódio ocorreu em meio a protestos em Milão contra o Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE), que reuniram centenas de pessoas nas ruas no mesmo dia. Estudantes, ativistas e moradores marcharam com faixas e gritos contra o ICE e suas recentes operações nos Estados Unidos, em especial após duas mortes de cidadãos americanos durante abordagens de agentes federais em Minneapolis, no estado de Minnesota.
A mobilização italiana também incluiu críticas ao papel das autoridades americanas na proteção de atletas durante os Jogos, alimentando a insatisfação estampada no estádio San Siro. A relação entre a presença dos agentes e os protestos gerou forte repercussão entre manifestantes, que exigiam a saída de autoridades dos EUA do país.
Climão! Vaias marcam a entrada da delegação dos EUA na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno em cidades italianas. #NevouNaGlobo #OlimpiadasDeInverno #OlimpiadiInvernali2026 pic.twitter.com/9LpoBT01ki
— Bruno Guzzo® (@brunoguzzo) February 6, 2026
No caso de Minnesota, as operações federais de imigração no início de 2026 resultaram em pelo menos duas mortes de residentes locais — incluindo o enfermeiro Alex Pretti durante um protesto e Renée Nicole Good em um encontro com agentes do ICE — desencadeando uma onda de protestos e críticas de líderes locais contra a atuação das forças federais.
O governo italiano afirmou que não há agentes do ICE atuando nas ruas italianas durante a Olimpíada, esclarecendo que apenas funcionários ligados à segurança diplomática dos EUA estão no país para o evento. O Comitê Olímpico dos Estados Unidos também negou que policiais de imigração façam parte do esquema de segurança da delegação, buscando distanciar a atuação do ICE da participação olímpica.
Até o momento, o Comitê Olímpico Internacional (COI) não se manifestou oficialmente sobre as vaias dirigidas à equipe dos EUA no estádio durante a cerimônia de abertura.