VÍDEO – Lula reafirma relação de amizade com Trump: “Amor à primeira vista”

Atualizado em 6 de fevereiro de 2026 às 20:32
Donald Trump e Lula. Foto: Andrew Harnik/Getty Images

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (6) que “agora é amigo” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração foi feita durante evento realizado na Bahia, onde Lula participou do lançamento de ações do programa “Novo PAC Saúde”, voltado ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao comentar a relação entre os dois governos, Lula afirmou: “Eu agora sou amigo do Trump. Ele toda hora fala que tivemos uma química e foi amor à primeira vista”. O presidente brasileiro acrescentou que a postura adotada no diálogo internacional é baseada em respeito mútuo.

Na mesma fala, Lula disse: “Sabe por quê, gente? Porque ninguém respeita quem não se respeita”, ao explicar como tem conduzido a relação com o presidente norte-americano. A declaração ocorreu diante de apoiadores e autoridades presentes no evento.

O primeiro encontro entre Lula e Trump ocorreu em setembro do ano passado. Na ocasião, o presidente dos Estados Unidos comentou publicamente a conversa entre os dois, afirmando que houve “uma química excelente”. Trump disse ainda que o diálogo foi breve, mas positivo.

Em declaração anterior, Trump afirmou: “Nós não tivemos muito tempo para falar aqui, foram tipo 20 segundos, conversamos, tivemos uma boa conversa e combinamos de nos encontrar na semana que vem, se for do seu interesse. Ele parecia um homem muito legal, na verdade, ele gostava de mim, eu gostava dele. E eu só faço negócios com pessoas de quem gosto”.

Lula também afirmou que deve se reunir novamente com Trump na primeira semana de março. “Eu estou marcando, possivelmente na primeira semana de março, para ter uma conversa olho no olho com o presidente Trump”, disse o petista em entrevista concedida nesta quinta-feira (5), reforçando a previsão de um novo encontro bilateral.