
O senador Ciro Nogueira afirmou que vai votar em Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal. A declaração foi dada à coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Nogueira foi ministro da Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro e é um dos principais nomes da oposição ao governo federal.
Ao confirmar o apoio, o senador declarou: “Eu gostaria que Bolsonaro estivesse indicando o Messias. Agora, mesmo sendo o Lula, eu vou votar nele. Mais do que isso: eu vou me expor e vou fazer campanha”. Segundo ele, a decisão será pública no Senado.
Ciro afirmou que conhece o indicado há muitos anos e citou sua trajetória pessoal. “Messias nasceu em Pernambuco, mas viveu por muitos anos no Piauí. Eu o conheço há muitos anos. Ele é preparadíssimo. Além disso, é honesto e tem um coração muito bom”, disse o senador.
O parlamentar comparou o perfil de Messias ao de outro ministro indicado por Luiz Inácio Lula da Silva. “Os dois são humildes, não gostam de holofotes”, afirmou, ao se referir também a Cristiano Zanin.

Indicado por Lula em novembro, Jorge Messias enfrentou resistência no Senado, inclusive do presidente da Casa, Davi Alcolumbre. Segundo a coluna, essa resistência teria sido reduzida nas últimas semanas, diante da articulação para viabilizar a aprovação do nome.
Ciro declarou ainda que sua posição segue um critério jurídico. “Apesar de ser oposição, eu não voto contra indicações para o STF que preencham os requisitos jurídicos”, afirmou. A indicação de Messias precisa ser aprovada pelo Senado Federal.