Hospital confirma morte de jovem agredido por Pedro Turra no DF

Atualizado em 7 de fevereiro de 2026 às 17:06
Pedro Arthur Turra Basso em registro de prisão, no Complexo Penitenciário da Papuda (DF). Foto: Reprodução/Correio Braziliense

Neste sábado (07), o Hospital Brasília Águas Claras (DF) confirmou em nota a causa da morte de Rodrigo Helbingen Fleury Castanheira, de 16 anos. O adolescente estava internado na unidade desde 22 de janeiro após ser agredido pelo ex-piloto Pedro Arthur Turra Basso.

Segundo o comunicado oficial, o hospital constatou a morte encefálica do paciente após a realização de todos os exames exigidos pelos protocolos médicos. Rodrigo permanecia internado na Unidade de Terapia Intensiva havia cerca de duas semanas.

Em nota, a instituição informou que, apesar das tentativas da equipe médica, o quadro clínico evoluiu para a perda completa e irreversível das funções cerebrais. O hospital afirmou que seguiu rigorosamente as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina e prestou suporte à família durante o período de internação.

Rodrigo era morador do Distrito Federal e estudante do Colégio Vitória Régia. Desde a agressão, amigos, familiares e jovens da capital organizaram vigílias em frente ao hospital em forma de oração. A última mobilização ocorreu na sexta-feira (6/2), um dia antes da confirmação da morte.

A vítima Rodrigo Helbingen Fleury Castanheira, e o momento da agressão. Fotomontagem: Reprodução/TV Globo

No dia 30 de janeiro, familiares relataram que o adolescente havia apresentado reações a estímulos. Após esse período, os pais decidiram suspender as visitas com o objetivo de preservar o estado clínico do filho enquanto ele permanecia sob cuidados intensivos.

A morte de Rodrigo foi confirmada também pelo advogado da família, Albert Halex, que informou que o óbito ocorreu em decorrência de complicações associadas ao trauma sofrido durante a agressão.

De acordo com a investigação, a confusão teve início na noite de 22 de janeiro após uma provocação envolvendo um amigo da vítima. Testemunhas relataram que, após discussões, houve agressões físicas entre os envolvidos.

Imagens gravadas no local mostram o momento em que Pedro Turra desfere um soco que faz Rodrigo bater a cabeça contra um carro. O adolescente perdeu a consciência e apresentou sangramento enquanto recebia os primeiros socorros.

Lindiane Seno
Lindiane é advogada, redatora e produtora de lives no DCM TV.