Cafetão de Epstein lhe disse em email que iria recrutar meninas em Porto Alegre

Atualizado em 8 de fevereiro de 2026 às 19:22
Daniel Siad, “olheiro” de Epstein

Um e-mail enviado em junho de 2012 pelo scouter Daniel Siad a Jeffrey Epstein revela planos de uma viagem de oito dias a Porto Alegre. A mensagem integra documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos e reforça a presença no Brasil de pessoas apontadas como intermediárias da rede internacional de tráfico sexual ligado a Epstein.

Daniel Siad é citado nos arquivos como um dos principais recrutadores de mulheres para Epstein. Nascido Daniel Amar Siad, em 1957, na Argélia, imigrou para a Suécia em 1980 e tornou-se cidadão sueco. De origem berbere-argelina, atuou como olheiro de modelos. Foi fotógrafo de moda, gerente de projetos de um canal de televisão de moda russo e consultor financeiro, com vínculos com Estocolmo, Paris e Barcelona.

Siad encaminhou por anos perfis, fotografias e, em alguns casos, vídeos de jovens mulheres e meninas a Epstein. Jean-Luc Brunel, agente de modelos francês associado a Epstein e que morreu na prisão em 2022 enquanto respondia a acusações de estupro e tráfico de menores, descreveu Siad a investigadores como um “olheiro ou recrutador de meninas e/ou mulheres para J. Epstein”.

As atividades de Siad se estenderam do fim dos anos 2000 até pelo menos 2017, com registros de atuação na Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Bulgária, África do Sul, Espanha, Marrocos e Cuba, além do Brasil. Há menções a contatos com agências de modelos, organização de viagens, comentários sobre idade e aparência e recebimento de pagamentos por meio de conta bancária em Dubai. Em um episódio documentado, ele encaminhou a Epstein o perfil de uma modelo neozelandesa de 16 anos que ele conheceu em Paris.

O e-mail de 2012, enviado a partir de Paris, menciona uma passagem por Lisboa antes da viagem ao Rio Grande do Sul. A seguir, a tradução integral da mensagem:

Olá, Jeffrey,

Espero que você esteja bem também.

Sim, estou bem, feliz. Estou pagando meu próprio trabalho de prospecção na agência Karin Models, de Paris. No meu caminho para Lisboa por 4 dias, até 14 de junho, e depois, no dia 18, para o Brasil, Porto Alegre, por 8 dias.

Gostaria de provar para mim mesmo e para os russos que eu sou o melhor. Obrigado pela sua ajuda. Eu te disse o que penso.

Desejo tudo de melhor a você e um ótimo verão.

Daniel

Foto nos arquivos Epstein de suposta triagem de mulheres feita por Siad para o criminoso

Planos para o Brasil além da viagem

Outros documentos dos arquivos mostram que o interesse de Epstein pelo Brasil não se limitou a deslocamentos pontuais de associados. Trocas de e-mails de 2016 indicam que ele explorou a aquisição de agências de modelos brasileiras e o patrocínio de concursos de beleza como meios de recrutamento.

As mensagens tratam de estratégias para obter acesso direto a garotas e facilitar o envio delas ao exterior. O teor das comunicações aponta que o objetivo central não era o lucro comercial dessas iniciativas, mas o controle sobre as participantes, sob o pretexto de investimentos no setor da moda.

O plano incluía o uso de acordos de confidencialidade para manter as operações em sigilo. Em uma das mensagens, um interlocutor afirma: “Presumo que você está mais interessado no acesso a (emoji de menina)”, ao comentar a possível compra da agência Ford Models, descrita como a maior do Brasil, com parte significativa de suas modelos trabalhando fora do país.

Os documentos registram que Epstein respondeu pedindo números da agência e a assinatura de um acordo de confidencialidade. A Ford Models afirma que não houve negociação nem vínculo com Epstein. O mesmo interlocutor, identificado como um músico chamado Elkholy, também mencionou a possibilidade de patrocinar concursos de beleza no Brasil para garantir “acesso direto” a meninas que poderiam ser aliciadas.

O nome de Siad passou a receber maior atenção pública em fevereiro de 2026, após a divulgação de novos lotes dos arquivos de Epstein, que o citam repetidamente como olheiro em vários países. Até o momento, não há registro público de acusação formal ou prisão de Daniel Siad relacionada aos crimes de Epstein. As referências ao seu papel decorrem de e-mails e documentos tornados públicos, e não de processos judiciais concluídos contra ele.

Email de Siad para Epstein avisando-o de sua viagem a Porto Alegre
Kiko Nogueira
Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.