Quem é Sérgio Antônio Lopes, piloto da Latam investigado por pedofilia

Atualizado em 9 de fevereiro de 2026 às 20:53
Sérgio Antônio Lopes com uniforme de piloto e expressão desconfiada
O piloto Sérgio Antônio Lopes – Reprodução/Redes Sociais

Sérgio Antônio Lopes, de 62 anos, é piloto comercial há cerca de 30 anos e atuava na companhia aérea Latam. Ele é casado com uma psicóloga e tem dois filhos adultos, frutos de relacionamentos anteriores, segundo informações da Polícia Civil de São Paulo. Com informações do Estadão.

Na manhã desta segunda-feira (9), Lopes foi retirado de uma aeronave no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, durante o cumprimento de mandado de prisão. As investigações apontam que ele utilizava documentos falsos para levar crianças e adolescentes a motéis, prática que, de acordo com a polícia, ocorreria há pelo menos oito anos.

A apuração também indica que o piloto teria participação em crimes de pornografia infantil e estupro de vulnerável. Segundo a polícia, três meninas de 10, 12 e 14 anos teriam sido “compradas” pelo investigado, sendo elas netas de uma mulher de 55 anos, presa na mesma operação.

Em coletiva de imprensa, a delegada Ivalda Aleixo, diretora do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa, afirmou que, segundo os elementos reunidos na investigação, havia contato físico com as vítimas. Além das prisões, a operação cumpre oito mandados de busca e apreensão na capital paulista e no município de Guararema.

Por meio de nota, a Latam informou que está ciente da prisão de um de seus tripulantes e que “abriu apuração interna e está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações”. A companhia afirmou ainda que “repudia veementemente qualquer ação criminosa e reforça que segue os mais elevados padrões de segurança e conduta”. O voo citado operou normalmente, com decolagem e pouso no horário previsto.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.