
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (9), durante agenda em Mauá, na região metropolitana de São Paulo, que muitos homens deixam de realizar exames de prevenção ao câncer de próstata por constrangimento com o procedimento médico.
A declaração foi feita durante visita a uma Carreta da Saúde do programa “Agora Tem Especialistas”, iniciativa voltada à ampliação do acesso a exames e atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No discurso, Lula comparou a resistência masculina ao exame de próstata com a rotina de cuidados preventivos das mulheres. Segundo ele, há homens com mais de 60 anos que nunca realizaram o exame por vergonha do toque retal realizado por profissionais de saúde:
“Tem homem com 60 anos que nunca fez exame: ‘eu não posso, eu sou homem, eu não quero que o médico mexa nas minhas partes’. Enquanto a mulher se submete a um monte de exames, o homão tem vergonha de tomar uma dedada”.
FALA! Lula sobre homens que tem tabu com o exame de próstata:
“Enquanto a mulher se submete a um monte de exames, o homão tem vergonha de tomar uma ded4da.” pic.twitter.com/XzxNaQlf7P
— QG do POP (@QGdoPOP) February 9, 2026
O presidente citou a primeira-dama Janja da Silva, afirmando que ela deve visitar uma unidade móvel de saúde para realizar mamografia. Lula disse que pretende que Janja divulgue a importância do exame, da mesma forma que ele próprio fala publicamente sobre a prevenção do câncer de próstata.
Ainda durante a agenda em Mauá, Lula anunciou investimento de R$ 45,8 milhões no Instituto Federal do município e realizou a entrega de ambulâncias para cidades da região do ABC Paulista.
Participaram da cerimônia prefeitos de municípios do ABC, com exceção do chefe do Executivo de São Caetano do Sul, Tite Campanella. Em sua fala, Lula cumprimentou os gestores presentes e mencionou que Mauá é a única cidade da região governada por um prefeito do Partido dos Trabalhadores, enquanto os demais municípios são administrados por partidos de oposição.