É a lavagem de dinheiro, coleguinha. Por Moisés Mendes

Atualizado em 15 de fevereiro de 2026 às 7:20
Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Foto: reprodução

Lula alertou há quase duas semanas: sigam a trilha da lavagem de dinheiro do Banco Master. A grande imprensa despistou, pautou os jornais e sites de esquerda e todos saíram atrás de Dias Toffoli.

Há um grande baile da cueca, com empresários e velhinhos do centrão, e os jornalões e os sites progressistas ou de esquerda ou independentes correndo atrás das relações de Daniel Vorcaro com Toffoli.

É importante? Claro que é. Toffoli deve ser investigado como possível envolvido nos negócios do Master e, ao mesmo tempo, relator do caso no STF. Ninguém questiona.

Mas os jornalistas transformados em dezenas de Malus Gaspares deixaram de lado a pauta principal, que são os grandes rolos do banco com a direita. Os jornalões ditaram o que deveria ser notícia.

Ninguém deu bola para Lula, que disse em entrevista ao UOL, no dia 5 de fevereiro, como se estivesse pautando os jornalistas: “É a primeira chance real de pegar os magnatas da corrupção, da lavagem de dinheiro neste país”.

 

No dia 9 de fevereiro, em evento em Mauá, São Paulo, Lula repetiu que “é a primeira vez na história do Brasil que o Estado está perseguindo os magnatas da corrupção, aqueles que usam terno e gravata e moram em coberturas ou no exterior, em vez de focar apenas na criminalidade nas periferias”.

Lula não falou das pirâmides do Master, falou de lavagem de dinheiro e dos magnatas. Mas não há nos jornalões e mesmo nos jornalzinhos nada que siga os rastros da lavagem.

Lavavam muito dinheiro no Master, mas as pautas se concentraram em Toffoli. A festa da cueca dos empresários lavadores e dos políticos do centrão desapareceu das notícias sobre o banco e sobre Vorcaro.

Com o afastamento de Toffoli, é obrigação da imprensa, inclusive do colunismo de direita, que a pauta original e que importa seja retomada.

Chega de Toffoli e do despiste. Larguem o que é espetaculoso e menos importante para a compreensão dos rolos e sigam os lavadores de dinheiro, coleguinhas.

Moisés Mendes
Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim) - https://www.blogdomoisesmendes.com.br/