
Lideranças petistas aguardam pesquisas para medir o impacto do desgaste do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre evangélicos após o episódio envolvendo o desfile da Acadêmicos de Niterói no Carnaval do Rio, conforme informações do Globo.
A avaliação interna é que, antes de qualquer reação pública, será preciso entender a dimensão do dano junto a esse eleitorado e, só então, definir gestos políticos para tentar reverter a situação.
O debate surgiu por causa de uma ala chamada “Neoconservadores em conserva”, que mostrava famílias dentro de latas com referências religiosas. Parlamentares ligados a bancadas religiosas criticaram a apresentação e ameaçaram acionar a Justiça.
O deputado Luiz Gastão (PSD-CE), presidente da frente parlamentar católica, manifestou “indignação” e afirmou que há indícios de que o desfile tenha ultrapassado limites legais ao tratar de convicções religiosas.
Aliados de Lula avaliam que as críticas tendem a diminuir com o tempo, mas reconhecem que o episódio pode reforçar a rejeição histórica de parte do segmento evangélico ao PT. Dirigentes do partido também afirmam que não participaram da definição das alegorias da escola, que homenageou o presidente.
Estratégia depende de novos dados
Petistas defendem a realização de pesquisas nas próximas semanas para medir os efeitos do caso e orientar possíveis ações voltadas aos evangélicos. Na eleição de 2022, Lula já havia divulgado uma “Carta ao Povo Evangélico” reafirmando compromisso com a liberdade religiosa, estratégia que pode voltar a ser considerada.
O presidente do PT, Edinho Silva, rejeitou tentativas de responsabilizar Lula pelo desfile. “O presidente Lula sempre teve uma relação de muito respeito com a comunidade evangélica. Os líderes das igrejas sempre tiveram no presidente Lula um aliado na construção de políticas públicas para o fortalecimento das famílias brasileiras. Tentar desgastá-lo politicamente por conta das escolhas de alegorias da Acadêmicos de Niterói chega às raias do ridículo. O povo brasileiro merece um debate político mais qualificado”, afirmou.
Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada neste mês, Lula tem 61% de desaprovação entre evangélicos, contra 34% de aprovação. No cenário geral, a avaliação negativa do governo aparece em 49%, ante 45% positiva. Lula está em viagem à Ásia e qualquer iniciativa mais concreta deve ocorrer apenas após seu retorno ao Brasil.
O desfile da acadêmicos de Niterói foi tipo um fan service para quem é de esquerda. Nesse trecho, eles:
Criticara a “família tradicional” e os neoconservadores em conserva;
Zuaram os patriotas da América;
E ainda colocaram o trompetista no desfile, ele que estava na marcha do… pic.twitter.com/VrkSu4ouE0
— Mariana Oliveira (@marioliveirain) February 16, 2026