
A pesquisadora Tatiana Sampaio se encontrou com Laís Souza, ex-atleta da ginástica artística que ficou tetraplégica em 2014 após um acidente durante treino de esqui. Tatiana coordena o Laboratório de Biologia da Matriz Extracelular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ e conduz estudos sobre reconstrução de conexões da medula espinhal por meio da proteína polilaminina, desenvolvida em sua linha de pesquisa.
O nome da cientista passou a circular com mais intensidade nas redes sociais nos últimos dias. A movimentação ocorreu após entrevista publicada pela coluna Veja, em que o presidente da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) Gabriel David declarou que “nenhuma mulher é tão relevante midiaticamente nesse momento no Brasil como a Virgínia”. A fala gerou reações e ampliou buscas por referências femininas em outras áreas, incluindo a ciência.
Laís Souza comentou o encontro e mencionou a pesquisa conduzida por Tatiana Sampaio. “Eu precisava vir pessoalmente agradecer por todos esses anos dedicados à pesquisa. Em 12 anos de lesão, acompanhei inúmeros estudos ao redor do mundo, mas sem criar expectativas. Nenhum deles tinha despertado em mim o que senti ao conhecer a polilaminina”, afirmou.
Tatiana, formada pela UFRJ, tem mestrado, doutorado e pós-doutorado pela instituição. Confira a repercussão envolvendo o nome da cientista:
Voces tem noção do que a Tatiana Sampaio fez? Só dois seres humanos na historia da humanidade fizeram tetraplégico andar
Jesus Cristo e Tatiana Sampaio
Viva o Brasil
Vivam as universidades públicas usando nossos impostos para pesquisas como essa.Ela não merece um Nobel de… https://t.co/PYgRU3zxLm
— Tony Vegas – Palmeirense KrioK (@Palmeirasso51) February 18, 2026
Presidente Lula com a maior influenciadora do Brasil. Não, não é a Virginia Fonseca. É Tatiana Sampaio, bióloga e professora da UFRJ, que desenvolveu pesquisas na área de regeneração do sistema nervoso com polilaminina. Parabéns, Tatiana! pic.twitter.com/4mjkdHZEwh
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) February 18, 2026
Tatiana Coelho de Sampaio.
Essa é a mulher MAIS RELEVANTE do Brasil nesse momento. Ela dedicou mais de 30 anos nessa pesquisa e fez tetraplégicos andarem novamente.
É muito bom saber que ainda existe esperança. pic.twitter.com/O1uYlkdFy2
— Peter (@peterjordan) February 19, 2026
🚨URGENTE: Paciente paraplégico já está fazendo academia 15 dias após receber POLILAMININA. Será que teremos o Primeiro Prêmio Nobel de Medicina para uma brasileira? A doutora Tatiana Sampaio zerou o game 🙌 Máximo respeito 🫡
Quinze dias após receber a polilaminina, um paciente… pic.twitter.com/Q6ebH1fBdF
— Astronomiaum (@astronomiaum) February 18, 2026
a mulher simplesmente fez um tetraplégico andar , esse feito é disparado a maior descoberta de cura da história da humanidade , surreal , brasileira Dra. Tatiana Coelho de Sampaio é gênio e entrará pra história da medicina mundial pic.twitter.com/ltOk284YXo
— Saymon (@symon_622) February 15, 2026