Web tira coroa de Virginia e dá a pesquisadora título de “mulher mais relevante do Brasil’

Atualizado em 18 de fevereiro de 2026 às 23:34
Montagem de fotos da influenciadora Virginia Fonseca e a pesquisadora Tatiana Sampaio
A influenciadora Virginia Fonseca e a pesquisadora Tatiana Sampaio – Reprodução

A pesquisadora Tatiana Sampaio se encontrou com Laís Souza, ex-atleta da ginástica artística que ficou tetraplégica em 2014 após um acidente durante treino de esqui. Tatiana coordena o Laboratório de Biologia da Matriz Extracelular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ e conduz estudos sobre reconstrução de conexões da medula espinhal por meio da proteína polilaminina, desenvolvida em sua linha de pesquisa.

O nome da cientista passou a circular com mais intensidade nas redes sociais nos últimos dias. A movimentação ocorreu após entrevista publicada pela coluna Veja, em que o presidente da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) Gabriel David declarou que “nenhuma mulher é tão relevante midiaticamente nesse momento no Brasil como a Virgínia”. A fala gerou reações e ampliou buscas por referências femininas em outras áreas, incluindo a ciência.

Laís Souza comentou o encontro e mencionou a pesquisa conduzida por Tatiana Sampaio. “Eu precisava vir pessoalmente agradecer por todos esses anos dedicados à pesquisa. Em 12 anos de lesão, acompanhei inúmeros estudos ao redor do mundo, mas sem criar expectativas. Nenhum deles tinha despertado em mim o que senti ao conhecer a polilaminina”, afirmou.

Tatiana, formada pela UFRJ, tem mestrado, doutorado e pós-doutorado pela instituição. Confira a repercussão envolvendo o nome da cientista:

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.