Rachada, extrema-direita faz novos atos pelo Brasil neste domingo

Atualizado em 1 de março de 2026 às 13:16
Flávio Bolsonaro em um dos atos golpistas na Avenida Paulista. Foto: reprodução

Neste domingo (1º), manifestantes bolsonaristas de todo o Brasil se reunirão em um protesto intitulado “Acorda Brasil”, convocado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e o pastor Silas Malafaia. O ato terá como principais pautas a defesa da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, o impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, além da anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Embora a manifestação tenha sido inicialmente marcada com o slogan “Fora Lula, Fora Toffoli”, houve mudanças após divisões internas no campo bolsonarista. A pauta agora inclui também a defesa da liberdade de Bolsonaro e sua anistia, gerando um cenário de disputa interna entre diferentes facções da direita. As manifestações ocorrerão em diversas cidades do Brasil, como Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, São Paulo, Porto Alegre, entre outras.

A presença de figuras como o senador Flávio Bolsonaro, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi confirmada. Flávio Bolsonaro, que está na corrida presidencial, se uniu ao ato, embora tenha tentado minimizar as divergências sobre a pauta, afirmando que o foco do evento era a unidade da direita e o combate à corrupção. Contudo, as tensões internas dentro do Partido Liberal (PL) e entre os aliados de Bolsonaro podem gerar complicações para a mobilização.

Flávio Bolsonaro ao lado de Michelle em ato no dia 7 de outubro do ano passado, em Brasília Foto: Wilton Júnior/Estadão

A manifestação também abordará temas como o aumento de impostos, o combate à corrupção, a segurança pública e a atuação das estatais. Participantes serão orientados a respeitar as instituições durante o evento, embora os organizadores reconheçam as divergências políticas entre as figuras presentes no ato.

As divisões internas, no entanto, levantam dúvidas sobre a eficácia da mobilização, com alguns políticos do PL se mostrando indecisos quanto à sua participação. Alguns preferem se abster de apoiar o evento até que a pauta seja mais claramente definida, especialmente em relação à antecipação da candidatura de Flávio Bolsonaro. Em São Paulo, o ato está previsto para às 14h.