Logo DCM
Logo DCM
Apoie o DCM

VÍDEO: Trump diz que, sem aprovação dos EUA, novo líder do Irã “não vai durar muito”

Presidente dos EUA, Donald Trump — Foto: REUTERS/Nathan Howard

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (8) que o próximo líder supremo do Irã “não vai durar muito” caso não obtenha aprovação de Washington. A declaração foi dada antes da confirmação do sucessor de Ali Khamenei na liderança do país.

Durante entrevista ao canal ABC News, Trump declarou: “Ele vai ter que obter nossa aprovação”. Em seguida acrescentou: “Se ele não obtiver nossa aprovação, não vai durar muito”.

A sucessão no comando iraniano foi aberta após a morte de Ali Khamenei, ocorrida em 28 de fevereiro durante bombardeios a Teerã. Desde então, a Assembleia dos Especialistas, órgão clerical composto por 88 aiatolás, passou a analisar nomes para assumir o cargo.

A imprensa estatal iraniana informou neste domingo (8) que o conselho responsável pela escolha já realizou a votação e que o nome do novo líder supremo deve ser anunciado em breve.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, reagiu às declarações do presidente norte-americano. Segundo ele, a escolha do novo líder é uma decisão interna do país.

 Irã. Na ocasião, ele afirmou: “precisa se envolver pessoalmente na escolha do próximo líder supremo do Irã”.