
O diretório estadual do PT em Pernambuco aprovou neste sábado (28) o apoio à candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao governo do estado. A decisão foi tomada por 59 votos favoráveis e 11 contrários.
Com a resolução, o partido formalizou a aliança com o PSB em Pernambuco. A composição prevê o senador Humberto Costa (PT) como candidato à reeleição ao Senado.
O documento aprovado pelo partido menciona a estratégia de alianças com partidos da esquerda e centro-esquerda em nível nacional e estadual. A resolução afirma que esse movimento busca “para a manutenção de um bloco nacional capaz de vencer a extrema-direita e impedir o avanço do fascismo”.
O texto também cita o histórico de participação do PT na Frente Popular de Pernambuco, em conjunto com o PSB. “Aqui em Pernambuco, essa aliança se expressa no histórico de apoio e de participação do PT na Frente Popular de Pernambuco, que tem contribuído diretamente para a construção de governos populares no estado numa frente de partidos liderada pelo PT e o PSB, refletindo a aliança, que conta a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, na chapa”, diz o documento.

A aliança entre PT e PSB no estado já havia sido acertada em reunião realizada duas semanas antes entre João Campos e Edinho Silva, presidente nacional do PT. A legenda também definiu como objetivo ampliar suas bancadas na Assembleia Legislativa de Pernambuco e na Câmara dos Deputados.
Durante o processo, uma ala do partido defendia apoio à atual governadora Raquel Lyra (PSD), que deve disputar a reeleição. João Campos lançou sua pré-candidatura na semana anterior, tendo Marília Arraes (PDT) como candidata ao Senado e Carlos Costa (Republicanos), irmão do ministro Silvio Costa Filho (Republicanos), como vice.