
A Rua Oscar Freire registrou o maior número de roubos em abril na região de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, segundo dados de boletins de ocorrência da Secretaria da Segurança Pública do Estado. O levantamento citado pelo Estadão considera o trecho entre a Avenida Rebouças e a Rua Doutor Arnaldo, perto da Estação Sumaré da Linha 2-Verde do Metrô, dentro da área do 14º Distrito Policial.
Foram 16 ocorrências de assalto nesse perímetro, especialmente nos quarteirões próximos às ruas Teodoro Sampaio e Cardeal Arcoverde. Na sequência aparecem a Rua dos Pinheiros, com 13 casos, a própria Teodoro Sampaio, com 12, e a Mourato Coelho, com 9. As ruas Edson Dias e Pedroso de Morais somaram 7 registros cada.
A SSP afirmou, em nota, que as polícias Civil e Militar atuam de forma integrada em toda a capital, inclusive em Pinheiros, com reforço no policiamento ostensivo e preventivo e operações baseadas em inteligência policial. “Esse trabalho contribuiu para a redução de 7,74% nos roubos na área da 3ª Seccional Policial (Oeste) no primeiro quadrimestre de 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado. A região abrange a Rua Oscar Freire e as demais vias citadas na reportagem”, declarou a pasta.
Os dados do 14º DP, porém, apontam alta nos crimes patrimoniais. De janeiro a abril, a área teve 1,2 mil registros de roubo, aumento de 7% ante o mesmo período do ano passado. Os furtos chegaram a 3,4 mil ocorrências, alta de 8,8%. Em abril, Pinheiros foi a região com mais roubos na cidade, com 304 assaltos, cerca de dez por dia, e avanço de 46,15% na comparação anual.
Assaltos de moto, prisões e relatos de moradores
Moradores e comerciantes relataram que o trecho da Oscar Freire em Pinheiros fica mais ermo à noite, em contraste com a movimentação das lojas na parte dos Jardins. “São tantos casos que a gente fica com medo de andar na rua, de acontecer algo com a gente”, disse o comerciante João Sena, de 60 anos. Ele afirmou lembrar de uma semana com ao menos três ocorrências no quarteirão onde trabalha.
Imagens de câmeras da empresa de monitoramento Gabriel flagraram ao menos três assaltos na rua, dois em um mesmo dia de fevereiro e outro em março. Nos registros, o ladrão estaciona a moto antes de abordar pedestres armados na calçada. Segundo a SSP, a polícia prendeu um suspeito investigado pelos casos de fevereiro depois de outro roubo ocorrido na mesma rua em abril. “O suspeito também é investigado por possível envolvimento em outros delitos registrados na região”, informou a pasta.
O trabalhador de estacionamento Ezequiel Oliveira, de 59 anos, contou que viu diversos roubos no último ano e citou um caso recente em uma farmácia. “Dia desses, um motoqueiro entrou no estacionamento de uma farmácia como se fosse estacionar e depois levou o celular de uma cliente”, afirmou. A secretaria disse que também investiga esse caso. O chaveiro Fábio Luiz, de 56 anos, disse que criminosos se aproveitam de pontos com menor circulação e tapumes de obras: “Está demais. Eles nem disfarçam mais”.
Na Rua Lisboa, moradores e comerciantes instalaram no dia 25 uma faixa com o aviso: “Cuidado! Trecho com alto índice de assaltos por motoqueiros. Fiquem atentos!”. Uma publicitária de 38 anos disse que ao menos 50 moradores financiaram a ação após seguidas abordagens na região. Ela relatou que sofreu um assalto em março na Rua Teodoro Sampaio, quando caminhava com a cachorra, e teve prejuízo de R$ 15 mil em transferências bancárias. A fiscalização da Subprefeitura Pinheiros retirou a faixa em menos de duas horas com base na Lei Cidade Limpa.
A Prefeitura de São Paulo informou que Pinheiros conta com 7,8 mil câmeras do Smart Sampa e patrulhamento 24 horas da Guarda Civil Metropolitana. A SSP citou operações da Polícia Militar e da Polícia Civil contra roubos e furtos na região, incluindo ações voltadas a crimes com motocicletas e bicicletas. A pasta acrescentou que o 14º DP investiga os casos mencionados por meio de inquérito policial, com análise de imagens e diligências para identificar os autores.