
Francisco Conceição tentou conter a crise interna em Portugal antes do jogo contra o Uzbequistão, nesta segunda-feira (22), em Houston, pela Copa do Mundo. O atacante da Juventus falou sobre a polêmica em torno de Cristiano Ronaldo após o empate por 1 a 1 com a República Democrática do Congo.
Na entrevista coletiva, Conceição exaltou Cristiano, mas negou que os jogadores tenham obrigação de procurá-lo em campo. “O Cristiano tem a sua qualidade de fazer gols, não há ninguém como ele nesse ponto, e nós não temos essa obrigação, essa necessidade de passar a bola para ele”, afirmou.
O atacante de 23 anos disse que as jogadas são decididas em frações de segundo e que o passe vai para quem estiver melhor colocado. “Passo a bola para quem está mais desmarcado”, declarou.

Segundo Conceição, não há tempo para escolher um companheiro específico durante a partida. “Fazemos por instinto, são milésimos de segundo, não há tempo para isso, e o Cristiano está aqui para ajudar como qualquer colega de seleção”, completou.
A crise começou depois da estreia portuguesa no Mundial, quando João Neves, autor do gol contra a RD Congo, afirmou que Cristiano Ronaldo era “mais um para ajudar” e “não é diferente dos outros”. A declaração gerou críticas de torcedores e abriu debate sobre o papel do camisa 7 na seleção.
A polêmica cresceu após uma montagem atribuída à atriz Madalena Aragão, namorada de João Neves, viralizar com uma suposta crítica a Ronaldo. A frase falsa dizia “fala pro seu GOAT que ele é muito egoísta”, e chegou a ser repercutida por um jornal mexicano. Georgina Rodríguez, esposa de Cristiano, comentou na publicação: “Wow!! Vem forte esta geração!!”.