Diário do Centro do Mundo | O que interessa e nada mais

Logo DCM
Logo DCM
Apoie o DCM

Alerta vermelho: ciclone-bomba leva granizo e rajadas violentas de vento ao RS

Defesa Civil
Foto: Reprodução/X

Um forte temporal causado pelo cilone-bomba atingiu o Rio Grande do Sul e causa danos em Porto Alegre e a Região Metropolitana na noite desta quinta-feira (6), com relatos de falta de energia em diferentes pontos e moradores buscando locais protegidos. O Instituto Nacional de Meteorologia mantém alerta vermelho para a capital, com possibilidade de chuva intensa, granizo e rajadas superiores a 100 km/h.

Às 20h09, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta específico para a Região Metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte. O órgão informou que as instabilidades carregavam vento e granizo e apontou risco alto de destelhamentos.

Em mensagem encaminhada ao DCM, um morador da Região Metropolitana relatou que precisou se abrigar no subsolo de um supermercado após receber o aviso da Defesa Civil pelo celular. “Tive três minutos para procurar abrigo”, afirmou. Ele descreveu rajadas violentas e danos nas proximidades.

Moradores também relataram interrupções no fornecimento de energia. A CEEE Equatorial havia ativado seu plano de contingência antes da chegada do sistema, mas ainda não havia divulgado um balanço consolidado sobre o número de clientes afetados na capital e nas demais cidades de sua área de concessão.

A linha de tempestades atravessou diferentes regiões do Rio Grande do Sul ao longo da tarde e da noite. A Defesa Civil emitiu alertas sucessivos para áreas próximas de Pelotas, Centro e Costa Doce, Missões, Região Metropolitana e Litoral Norte, todos com risco de vento forte, granizo e danos em telhados.

Em Porto Alegre, o período de maior perigo está previsto entre as 20h desta quinta-feira e as 4h de sexta-feira. A Defesa Civil municipal alerta para quedas de árvores e galhos, danos à rede elétrica e a estruturas vulneráveis. O nível do Guaíba também é monitorado, especialmente na região das Ilhas, onde pode oscilar entre as cotas de atenção e alerta.

A orientação é permanecer em local protegido, longe de árvores, postes, janelas e estruturas metálicas. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. O vento deve continuar forte durante a madrugada e parte da sexta-feira.

Veja publicações nas redes: