Diário do Centro do Mundo | O que interessa e nada mais

Logo DCM
Logo DCM
Apoie o DCM

Google rejeita pedido de Trump para chamar Atlântico de “Oceano Americano”

Donald Trump fala ao microfone e levanta o dedo indicador durante comício
Donald Trump fala ao microfone com o dedo indicador levantado e usa terno azul, camisa branca e gravata vermelha. Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na quarta (21) que o CEO do Google, Sundar Pichai, recusou um pedido para mudar o nome do oceano Atlântico para “oceano Americano”. Trump relatou a conversa durante um comício do Partido Republicano na Carolina do Sul.

Segundo o republicano, ele telefonou para Pichai para discutir a alteração no Google Maps. A empresa já havia adotado nos Estados Unidos mudanças de nomenclatura defendidas pelo presidente para o golfo do México e o lago Ontário.

Trump disse que pretende restringir a ideia aos dois oceanos que considera mais importantes. “Eu só gosto de dois oceanos: o oceano Atlântico e o oceano Pacífico. Não vou colocar Trump ou América no nome de nenhum outro oceano além desses dois”, afirmou.

Na fala, o presidente também mencionou as mudanças anteriores no serviço de mapas. “Eles ainda estão abalados por causa do golfo [do México]. Eu disse: ‘Sundar, estou pensando no oceano Atlântico’”, declarou.

Oceano Atlântico. Foto: Reprodução

Google Maps já adotou nomes defendidos por Trump nos EUA

Em janeiro do ano passado, o Google passou a exibir “golfo da América” para usuários americanos do Maps, após um decreto assinado por Trump. Fora dos Estados Unidos, a plataforma manteve nomenclaturas diferentes conforme a localização do usuário.

Trump também assinou, em agosto, um decreto que exigiu dos órgãos federais a troca do nome do lago Ontário para “lago América”. A medida ocorreu durante a disputa comercial entre seu governo e o Canadá.

Nos Estados Unidos, o Google Maps mostra tanto o golfo do México quanto o lago Ontário com os nomes propostos pelo presidente. Para usuários no México e no Canadá, os nomes tradicionais continuam em uso.

No Brasil, o Maps apresenta a designação original e a versão adotada pelo governo americano entre parênteses. No comício, Trump resumiu sua intenção: “Temos um lago e temos um golfo. Agora precisamos de um rio e de um oceano”.