
Uma brasileira mascarada espalhou cartazes com a imagem do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em ruas e estações de metrô de Nova York durante o fim de semana de Halloween nos Estados Unidos. Em vídeo publicado nas redes sociais, ela apresenta o senador e candidato derrotado à Presidência como “procurado” e pede que ele seja retirado do país.
A manifestação ocorre poucos dias após o ex-candidato à Presidência deixar o Brasil e desembarcar em Miami com autorização especial do governo Donald Trump. “Procurado nos Estados Unidos”, diz a mulher ao mostrar um dos cartazes.
Em seguida, afirma: “Procurado por sérios crimes contra a democracia”. A brasileira também declara: “Lembrando aqui que [Flávio] Bolsonaro não é perseguido político, ele é um criminoso que precisa ser deportado”.
Flávio deixou o Brasil na noite de 27 de outubro, dois dias após perder a eleição para Lula (PT). Ele atravessou por terra para a Argentina, embarcou em Puerto Iguazú em um jatinho, fez escala em Guayaquil, no Equador, e chegou a Miami na manhã seguinte.
🚨 BREAKING NEWS l Cartazes com foto de Flávio Bolsonaro como procurado pela Polícia Federal são espalhados pelos EUA e americanos exigem deportação https://t.co/9xknJ1x0Cq
— Notícias Paralelas (@NP__Oficial) November 2, 2026
No vídeo em Nova York, a brasileira também critica essa intervenção. “O Trump interferiu nas eleições brasileiras, agora é hora de a gente dar o troco”, afirma. Ela dirige ainda um recado a candidatos democratas nos Estados Unidos e propõe mobilização digital conjunta contra o republicano.
“Atenção: o Brasil tem o maior exército digital popular do mundo e nós estamos prontos para combater o Trump, vamos nos juntar?”, questiona. Depois, diz que brasileiros estariam dispostos a seguir, curtir e compartilhar publicações de candidatos estadunidenses contrários ao presidente.
A gravação termina com a mulher dizendo “Vamos copiar os brasileiros, americanos. Bolsonaro na cadeia” e desejando “Feliz Halloween”. A ação transforma a passagem de Flávio pelos Estados Unidos em mais um episódio de repercussão internacional de sua saída do Brasil e da proteção política oferecida pelo governo Trump.
A saída ocorreu após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar a entrega de seus passaportes e proibir sua saída do país. A PF informou que os documentos brasileiros foram cancelados e que o senador não entregou eventuais passaportes de outras nacionalidades dentro do prazo.
A chegada aos Estados Unidos teve participação direta do governo Trump. Autoridades estadunidenses já sabiam da ordem para entrega do passaporte e informaram a Flávio que sua entrada seria permitida. Trump confirmou posteriormente: “Sei que demos a ele autorização para entrar no país”.
Registros migratórios mostram que Flávio e familiares receberam autorização condicional da categoria “DT”, válida por até um ano, mecanismo que pode ser concedido em situações específicas, inclusive humanitárias.