Diário do Centro do Mundo | O que interessa e nada mais

Logo DCM
Logo DCM
Apoie o DCM

VÍDEOS: Dois tornados destelham casas e deixam moradores feridos no RS

Tornado no RS no sábado. Foto: reprodução

Dois tornados atingiram o noroeste do Rio Grande do Sul no último sábado (7), destelharam centenas de casas e deixaram bairros destruídos em Santo Augusto e Palmeira das Missões. Em Santo Augusto, a parte de uma residência desabou durante o temporal e atingiu o morador enquanto ele dormia. Com informações de G1.

“Eu estava dormindo e acordei com aquele barulho. Quando vi, deu aquele estouro violento, arrebentou a janela e tudo caiu por cima de mim”, relatou Maurício Dias. Ele procurou atendimento hospitalar, levou sete pontos e disse que o corte foi profundo.

O temporal começou por volta de 1h30 em Santo Augusto. Thales Costa contou que ouviu um trovão logo após um raio, seguido de vento intenso e do barulho das telhas arrancadas. “A gente escuta como se fosse pedra de gelo, mas na verdade já era a placa da telha arrancando”, afirmou.

Cerca de 100 casas sofreram danos na cidade, algumas com a cobertura completamente destruída. Ao menos três bairros concentraram os estragos, e moradores passaram o dia reparando imóveis e recolocando telhas.

Defesa Civil aponta ventos compatíveis com tornado

O major Silvano Oliveira Rodrigues, da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, classificou o episódio como um evento contínuo, com ventos característicos de tornado. Ele afirmou que 2026 tem apresentado uma sequência atípica de ocorrências meteorológicas no estado.

“Eu tô com 28 anos de serviço nessa área e esse ano está sendo um ano bem atípico. A cada 15 dias está tendo um problema no estado”, disse o major.

Outro tornado atingiu Palmeira das Missões, a cerca de 60 quilômetros de Santo Augusto, e destruiu um galpão de fertilizantes. Não há informação de feridos nesse município.

Na Serra Gaúcha, a queda de granizo danificou ao menos 1.500 casas em Bento Gonçalves durante a madrugada. Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Exército distribuíram lonas à população, enquanto moradores trabalhavam na proteção e no conserto dos imóveis.

Veja os vídeos: