Diário do Centro do Mundo | O que interessa e nada mais

Logo DCM
Logo DCM
Apoie o DCM

Ameaças de estupro e morte contra Ana Elisa são investigadas pela PF

Ana Elisa. Foto: Gabriel Paiva/PT

A Polícia Federal informou neste domingo (8) que investiga ameaças de morte e estupro enviadas por e-mail à deputada federal eleita Ana Elisa (PT-MG). A parlamentar também relatou ter recebido ataques racistas relacionados à sua atuação política.

A investigação está sob responsabilidade da delegacia da PF em Divinópolis, em Minas Gerais, com apoio técnico da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos. A corporação afirmou que já iniciou diligências especializadas para identificar os autores.

A PF também solicitou cooperação policial internacional para obter informações que possam ajudar na identificação dos responsáveis. Por causa do sigilo das investigações, a instituição não divulgou detalhes das medidas em curso.

Ana Elisa expôs o conteúdo das ameaças no sábado (7), após receber críticas pelo uso de escolta policial. Em vídeo nas redes sociais, ela mostrou mensagens com ameaças de agressão sexual, assassinato e ofensas racistas.

Ministérios acompanham proteção à deputada eleita

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que acompanha o caso e repudiou as ameaças. Após uma avaliação técnica, a PF recomendou medidas de proteção continuada e de proximidade para a deputada, que já estão em execução.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública coordena as medidas com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais e forças locais. A Força Nacional atua em apoio integrado às autoridades estaduais.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania informou que Ana Elisa recebe acompanhamento do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas desde 9 de outubro, após o primeiro turno das eleições.

O programa atende pessoas submetidas a risco, vulnerabilidade ou ameaça e inclui análise de risco, medidas protetivas e encaminhamento de denúncias às autoridades. Ana Elisa foi eleita a deputada federal mais jovem de Minas Gerais e já havia desativado sua conta no X após a intensificação dos ataques virtuais.