Homem que perseguia na internet a apresentadora Angélica é obrigado pela justiça a fazer tratamento psiquiátrico

Atualizado em 23 de fevereiro de 2019 às 7:53
Angélica. (Foto: Reprodução)

A Veja SP informa que, no último dia 6, Angélica teve um desfecho para um tormento que se iniciou há cinco anos. Fã da apresentadora, o profissional liberal Fausto Machado, de 51 anos, começou a cumprir sua pena, um tratamento ambulatorial que vai até 2020 em um hospital de Tatuí, onde vive, a 130 quilômetros da capital. Em meados de 2014, a artista o processou por crime contra a honra. Ele lotava sua caixa de e-mails com textos que iam muito além dos apelidos Angelikinha e Fausteco.

As declarações de amor desandaram para ameaças de abuso sexual e tortura, com referências a temas violentos, como o caso Suzane von Richthofen e o filme Laranja Mecânica. Durante o processo, Machado foi diagnosticado com esquizofrenia. Como ele vive com os pais e nunca tentou abordar Angélica pessoalmente, o juiz Marcelo Salmaso, do Juizado Especial Criminal de Tatuí, não viu necessidade de internação e Machado fará suas consultas em liberdade. Procuradas pela reportagem, a apresentadora e a família de Machado não quiseram dar entrevistas.

Erika K. Nakamura, 36 anos, advogada de formação, abraçou a fotografia e o jornalismo por paixão. Com seu iPhone 5 capta imagens originais e surpreendentes dos lugares pelos quais passa. É uma leitora sedenta de livros sobre a história da Inglaterra -- e também dona do coração do jornalista Paulo Nogueira.