O trabalho magistral do fotógrafo que registrou a luta de sua mulher com o câncer de mama

Atualizado em 30 de março de 2013 às 20:26

Angelo Merendino traduziu em lindas imagens seus quatro anos de dedicação à companheira.

Jennifer
Jennifer

 

Angelo Merendino é autor de um dos mais belos e corajosos ensaios fotográficos dos últimos anos.

Angelo registrou a luta de sua mulher, Jennifer, com o câncer de mama. Sua intenção foi “humanizar a face” da doença. As fotografias, continua ele, mostram “o desafio, a dificuldade, o medo a tristeza, a solidão e, mais importante que tudo, o amor”.

Eles estavam casados há cinco meses quando ela recebeu a notícia que tinha câncer. O tratamento durou quatro anos, até Jennifer sucumbir. “Uma noite, no hospital, ela segurou minha mão e disse que eu deveria olhar em seus olhos. ‘É a única maneira de eu aguentar essa dor’”, falou.

Inicialmente, Merendino pensou em guardar as imagens apenas para a família. Acabou criando um site chamado The Battle We Didn’t Choose – My wife’s fight with breast cancer. A resposta calorosa o levou a receber convites para exposições – e deu-lhe um conforto inesperado.

Há alguns anos, a genial Annie Leibowitz registrou os últimos momentos de sua companheira, a escritora e ensaísta Susan Sontag. O trabalho de Merendino, longe de ser sensacionalista, é um testemunho cru, direto e sensível, além de uma reflexão poderosa sobre as duas maiores forças do mundo: o amor e a morte.

 

angelo

 

angelo 2

 

angelo3

angelo4

 

7-26-2011 Jen rinsing off with cane in Topsail

 

angelo6

 

12122011 Suppot group

 

Empty bed