Há uma 3ª Guerra Mundial em curso na Ucrânia? Por Maringoni

"A guerra da Ucrânia - se tivermos uma métrica política e flexível - é assim uma guerra global inédita. Por acontecer num momento de integração midiática avançada"

Atualizado em 9 de março de 2022 às 8:28
Contra guerra, supermercado suspende importação e venda de produtos russos
Guerra Rússia x Ucrânia

HAVERÁ UMA III GUERRA MUNDIAL? HÁ UMA III GUERRA? A tragédia na Ucrânia vai muito além de uma invasão localizada ou de uma guerra por procuração. Depois da II Guerra Mundial, este é o embate de maiores repercussões internacionais até aqui.

Os casos da Coreia, Vietnã, libertação das antigas colônias da África e da Ásia, no âmbito da Guerra Fria, embora implicassem disputas indiretas das grandes potências, nem de longe tiveram reverberação semelhante à atual. Idem as invasões da OTAN e dos EUA na antiga Iugoslávia, no Iraque, na Líbia, no Afeganistão e em outras partes do mundo, no bojo na unipolaridade imperial.

LEIA MAIS:

1 – O império da hipocrisia. Por Gilberto Maringoni
2 – Ucrânia: enfrentamento local, razões globais. Por Gilberto Maringoni
3 – Por que a Otan ainda existe? Por Gilberto Maringoni

Guerra e a russofobia de Washington

Pode-se dizer que estamos diante do maior conflito global desde a queda de Berlim e da rendição do Japão, em 1945. A brutalidade das sanções econômicas (com a respectiva tragédia humanitária em construção), o cerco midiático a Moscou e a preocupante russofobia incentivadas por Washington são – como bem observa Vladimir Putin – declarações de guerra. Não aprecio o conceito de guerra híbrida, pois desde o Peloponeso nenhuma guerra se resolveu apenas na ponta das armas. Os oponentes sempre se valeram de um variado leque de expedientes para quebrar a espinha do inimigo.

A guerra da Ucrânia – se tivermos uma métrica política e flexível – é assim uma guerra global inédita. Por acontecer num momento de integração midiática avançada, todos os países e governos de uma forma ou de outra implicam-se na contenda, assim como uma porcentagem inédita de pessoas ao redor do planeta.

O palavrório elitista de que “agora todo mundo é especialista em Ucrânia”, além de disseminar a noção de que política é para poucos, tenta esconder a abrangência, o impacto e a profundidade desse confronto na vida dos/as cidadãos/ãs comuns de todos os países. Preços de energia, de alimentos e encadeamento da inflação com crises econômicas são e serão consequências duradouras da hecatombe na Eurásia. Assim, é vivamente salutar que mais e mais gente opine e se coloque sobre o assunto.

Haverá uma III Guerra Mundial? Certamente não teremos algo semelhante ao que o mundo assistiu entre 1914-45. Entretanto, repetindo, se tivermos uma visão ampla e não convencional, perceberemos que já estamos imersos em algo próximo a isso.

Texto de Gilberto Maringoni foi publicado em seu Facebook.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Gilberto Maringoni
Gilberto Maringoni, professor de Relações Internacionais da UFABC e candidato do PSOL ao governo de São Paulo, em 2014