
Foto: Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem mais espaço na mídia do que qualquer outro presidenciável, somando 50% ou mais nos principais jornais do país. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem apenas 20%, mas segue liderando as pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República. As informações são do cientista político Alberto Carlos Almeida.
Segundo o levantamento do pesquisador, Bolsonaro se mantém no topo da audiência seguido pelo petista. Logo depois, João Doria aparece com uma média de 10%; Sergio Moro, que não é mais pré-candidato à Presidência, tem 6%; Ciro Gomes e Eduardo Leite aparecem com 3%; Simone Tebet com 2% e André Janones tem menos de 1%.
De acordo com Almeida, o desempenho de Lula impressiona justamente por causa dos dados baixos. Bolsonaro tem vantagem sobre os outros candidatos por ser presidente e consequentemente ter mais espaço na mídia.
“Impressiona o desempenho eleitoral de Lula justamente por causa dos dados abaixo. Bolsonaro é presidente, por isso tem 50% ou mais do espaço nos principais jornais”, diz Almeida nas redes sociais. “O candidato que tem mais espaço não necessariamente é o mais votado, nem o candidato com menos espaço, Lula, deixa de ser o líder da corrida. A cabeça do eleitor não é movida pela mídia, mas pelos motivos do voto”.
Ainda de acordo com o cientista político, a mesma lógica vale para as mídias sociais.
Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link