
Foto: Douglas Magno
Divulgada nesta segunda-feira (16), pesquisa do instituto Paraná mostrou o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) como líder da corrida pelo governo de Minas Gerais, quando apoiado pelo ex-presidente Lula da Silva (PT).
Segundo os dados, Kalil conta com 34,6% das intenções de voto, seguido do atual governador Romeu Zema (Novo), com 33,1% apoiado por Luiz Felipe D’Avila (Novo), que também é pré-candidato à Presidência. Já Carlos Viana (PL), senador do partido do presidente Jair Bolsonaro (PL), soma 11,7% das intenções de voto.
Já em um cenário estimulado, Zema, tem 46,8% das intenções de voto. Kalil ficou com 26,8%. Na espontânea, 65,4% não sabiam ou não responderam, enquanto 7,3% disseram que não votariam em ninguém, em branco ou nulo. Entre os candidatos, Zema foi citado por 16,9% dos entrevistados; Kalil, 8,3%; Aécio Neves, 0,7%; Carlos Viana, 0,5%; e Marcus Pestana, 0,1%.
A pesquisa contou com 1680 eleitores e foi realizada entre os dias 8 e 13 de maio em 78 cidades mineiras. A margem de erro é de 2,4%.
Na mesma pesquisa, Lula também lidera nas intenções de voto, com 41,6% das intenções do eleitorado mineiro. Em seguida vem Bolsonaro, que soma 33,8%.
Já no cenário da atual terceira via temos Ciro Gomes (PDT), com 6,2%; seguido por André Janones (Avante), com 2%, João Doria (PSDB), com 1,3%, e Eymael (Democracia Cristã), com 1%. Outro candidatos não chegaram a 1%, como Luciano Bivar (União Brasil), Pablo Marçal (PROS), Luiz Felipe D’Ávila (Novo), Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU).