Tedros é reeleito diretor-geral da OMS

Atualizado em 24 de maio de 2022 às 14:16
Tedros é reeleito diretor-geral da OMS
Diretor-geral da OMS Tedros Adhanom é reeleito
Foto: Christopher Black / World Health Organization / AFP

Tedros Adhanom Ghebreyesus foi reeleito nesta terça-feira (24) para um segundo mandato como diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) por cinco anos, segundo a agência de notícias AFP.

Primeiro africano a comandar a OMS, o etíope de 57 anos era candidato único. A reeleição foi confirmada em votação secreta na 75ª Assembleia Mundial de Saúde, em Genebra, na Suíça, com uma ampla maioria dos 194 Estados-membros da OMS a favor de Tedros.

Ele obteve 155 votos de um total de 160, tendo folga de dois terços necessário para ser reeleito.

O etíope é conhecido pelo combate à Covid-19. O Dr. Tedros, como gosta de ser chamado, é especialista em malária, graduado em imunologia, doutor em saúde comunitária e foi ministro da Saúde e das Relações Exteriores de seu país.

No comando da organização desde 2017, ele teve sua atuação elogiada por muitos países, mas também contestada por outros, como é o caso dos Estados Unidos durante o governo de Donald Trump, que o acusava de proteger a China.   

Tedros afirma ser um homem de paz, marcado por uma infância imersa na guerra. Seu mandato, como destacou recentemente, foi marcado pelos conflitos no Iêmen e na Ucrânia.

“Muito mais do que pandemias, a guerra mina e destrói as fundações sobre as quais repousam sociedades anteriormente estáveis” e os conflitos deixam “cicatrizes psicológicas que podem levar anos ou décadas para cicatrizar”, disse Tedros recentemente, para quem “a paz é essencial para a saúde”.

“Sou filho da guerra”, disse na abertura da 75ª Assembleia Mundial da Saúde.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link