Putin manda carta para Bolsonaro e lamenta tragédia em Pernambuco

Atualizado em 30 de maio de 2022 às 18:16
Bolsonaro
Jair Bolsonaro e Vladmir Putin
Foto: Reprodução

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou uma carta particular para o presidente Jair Bolsonaro (PL), lamentando a tragédia causada pelas chuvas na Grande Recife, em Pernambuco.

“A Rússia compartilha o pesar daqueles que perderam seus parentes e entes queridos como resultado do desastre natural desenfreado e espera uma rápida recuperação de todas as vítimas”, disse Putin em mensagem a Bolsonaro e repostada em um canal oficial da comunicação russa no Telegram, segundo a Folha de S.Paulo.

No fim de semana, fortes chuvas em Recife causaram deslizamentos e fizeram com que muitas pessoas deixassem suas casas, além de um grande número de mortes. De acordo com a Defesa Civil, ao menos 91 pessoas morreram. Em número de vítimas soterradas em um mesmo local, esse já é considerado o segundo pior ponto das tragédias que devastaram a região metropolitana do Recife.

A Defesa Civil, as forças de segurança e Exército fazem buscas em sete pontos de deslizamento na região. São eles: Zumbi do Pacheco e Curado IV (Jaboatão dos Guararapes); Areeiro (Camaragibe); Monte Verde/Ibura, Barro e Guabiraba (Recife) e Paratibe (Paulista).

O Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu, nesta segunda-feira (30), a situação de emergência em 14 municípios pernambucanos atingidos pelos temporais: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Macaparana, Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Paulista, Recife, São José da Coroa Grande, São Vicente Férrer e Timbaúba.

Bolsonaro reforçou sua aproximação com o presidente russo na semana antes do início da guerra com a Ucrânia. O presidente brasileiro foi até a Rússia e, apesar das tensões entre as nações, disse não ter tratado do assunto com Putin.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link