O Essencial – Pegasus: TCU libera máquina de arapongagem israelense para o MJ

Atualizado em 8 de junho de 2022 às 21:39
O Essencial desta quarta (8). Foto: Reprodução

Leandro Fortes faz o giro de notícias desta quarta (8) e recebe o jornalista Rodrigo Vianna. A moderação é de Maria Fernanda Passos.

A principal pauta de hoje é a liberação de sistema espião para ministério do governo Bolsonaro. O ministro Bruno Dantas, da área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU), suspendeu medida cautelar que impedia a execução de contrato do Ministério da Justiça e liberou o uso de sistema espião Pegasus, da empresa Hárpia.

O software será usado pela pasta e pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Segundo o UOL, o objetivo é  “espionar jornalistas, empresários, defensores de direitos humanos, líderes religiosos e até chefes de Estado de países”. Dantas pediu que seja inserido no contrato a possibilidade de “auditabilidade” do sistema como ressalva.

O contrato foi suspenso no final do ano passado por irregularidades no processo de compra e, por isso, foi proposta a revogação da licitação. Dantas alegou que os problemas “são sanáveis” e revogou a medida cautelar que impedia a contratação.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link