URGENTE: Esquerda vence extrema-direita e Gustavo Petro é eleito presidente da Colômbia

Atualizado em 19 de junho de 2022 às 19:27
Eleições da Colômbia
Gustavo Petro e Rodolfo Hernández
Foto por: REUTERS/Luisa Gonzalez

Neste domingo (19), após uma corrida eleitoral bastante disputada, Gustavo Petro foi eleito presidente da Colômbia. Petro, que participou de movimentos guerrilheiros nos anos 1980 e se consolidou como a principal liderança progressista do país nos últimos anos, será o primeiro presidente de esquerda da história do país.

Com 99,6% das urnas apuradas, o candidato do Pacto Histórico tem 11.248.779 votos, que representam 50,48% dos votos superando a extrema-direita de Rodolfo Hernández, que recebeu 47,26%, ou 10.532.578 dos votos.

Petro foi o candidato mais votado no primeiro turno, com pouco mais de 40% dos votos, mas teve que travar uma dura disputa com Hernández. O candidato direitista tentou se pintar como um outsider antissistema, embolando a disputa.

A vitória de Gustavo Petro é o principal fruto da jornada de mobilizações que sacudiu o país nos últimos anos. Depois de quase vinte anos governada pela extrema-direita através do uribismo, a Colômbia elegeu o primeiro presidente de esquerda de sua história.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.