4° indicado por Bolsonaro: quem é o assessor de Paulo Guedes que vai assumir a Petrobras

Atualizado em 20 de junho de 2022 às 12:34
Caio Paes de Andrade

O assessor do ministro da Economia, Paulo Guedes, Caio Paes de Andrade, deve assumir interinamente o comando da Petrobras, após a demissão de José Mauro Coelho do cargo na manhã desta segunda-feira (20).

Ex-secretário de desburocratização do Ministério da Economia, Andrade tem a bênção do presidente Jair Bolsonaro (PL) para ocupar a cadeira na estatal petrolífera. Seu nome ainda terá de passar pela assembleia do conselho da empresa, mas ele já conta com a indicação do governo federal.

Segundo o jornal O Globo, o conselho “escolherá Caio Andrade como conselheiro-tampão e, em seguida, o indicará para o cargo de presidente interino”.

Caio é formado em comunicação social pela Universidade Paulista (Unip), pós-graduado em administração e gestão pela Harvard University e mestre em administração de empresas pela Duke University.

Homem de confiança de Guedes, ele será o quarto executivo a comandar a estatal em menos de quatro anos. O economista precisará enfrentar a pressão de Bolsonaro para conter preços do diesel e da gasolina e trâmites legais que podem apontar que sua indicação fere a Lei das Estatais.

No Ministério da Economia, Andrade atuava como secretário de desburocratização, onde tocou pautas como a reforma administrativa, que empacou no Congresso. Sem experiência no setor de energia, seu nome ganhou impulso pelo trabalho feito na implementação da plataforma gov.br, considerada uma revolução digital.

Davi Nogueira
Davi tem 25 anos, é editor e repórter do DCM, pesquisador do Datafolha e bacharel em sociologia pela FESPSP, além de guitarrista nas horas vagas.